Inovação nas técnicas de produção e no retalho, originalidade no design e atenção à sustentabilidade. Estas são algumas das características de uma indústria de calçado em constante evolução, que vai estar em destaque na próxima edição da Micam Milano – a feira internacional de calçado que decorre na Fiera Milano, em Itália, de 23 a 25 de fevereiro e vai contar com 11 expositores de Felgueiras.
Com a participação de 853 marcas – 415 italianas e 438 internacionais de 28 países –, a feira confirma-se como um dos principais eventos do setor, apresentando uma seleção de inovações de produto que reforçam a importância da sua campanha de captação de compradores.
A presença de empresas de excelência, tanto italianas como estrangeiras, que continuam a escolher a Micam Milano como a sua montra exclusiva, comprova a confiança dos fabricantes na fórmula do evento. Não vão faltar iniciativas, tanto online como presenciais, concebidas para acolher e apoiar os profissionais durante toda a feira – transformando a visita numa experiência verdadeiramente exclusiva, eficaz e envolvente.
O evento distingue-se ainda pelo seu storytelling. Este ano, a Micam Milano celebra a capacidade dos fabricantes de calçado de se reinventarem, evoluírem e crescerem continuamente. O setor do calçado é complexo: exige constantemente novos profissionais, uma abordagem visionária à cadeia de abastecimento, criatividade na invenção de novos estilos e um profundo respeito por uma história de excelência que caracteriza o setor.
“Com uma vasta oferta expositiva e um programa de eventos de grande relevância, a Micam é a melhor resposta a um período desafiante para a indústria do calçado”, sublinha Giovanna Ceolini, presidente da Micam e da Associação Italiana de Calçado. “O ano de 2024 terminou com uma queda nas exportações (-8,4% em valor) e no volume de negócios (-9,4%), além de uma redução na produção. No entanto, as previsões apontam para uma melhoria gradual do mercado até ao final do ano, impulsionada pela capacidade de inovação e resiliência do setor”, sublinha.
A presidente da Micam e da Associação Italiana de Calçado considera que, “neste contexto, a Micam reafirma-se como um evento internacional imperdível, um ponto de referência essencial para marcas, compradores e profissionais de todo o mundo. A confiança das empresas expositoras na feira reflete-se na sua participação, demonstrando que a Micam continua a ser uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de novos negócios e para enfrentar os desafios do mercado com dinamismo.”
Rumo à 100.ª edição
Em setembro de 2025, a Micam alcança o marco da 100.ª edição. Por esse motivo, a jornada rumo a um evento que promete ser simultaneamente uma confirmação e uma celebração do maior evento mundial do setor do calçado começa já em fevereiro.
“Estamos todos conscientes da importância da centésima edição que nos aguarda – uma oportunidade para celebrar a história de um evento extraordinário que, ao longo de cada edição, acompanhou as empresas do setor do calçado no palco internacional da excelência e do espírito empreendedor, através de um percurso complexo, mas altamente recompensador”, afirma Giorgio Possagno, CEO da Micam.
“Através de investimentos estratégicos, pretendemos fortalecer o nosso posicionamento como o principal evento que garante novas oportunidades de negócio para os nossos expositores. Temos várias iniciativas preparadas que nos vão conduzir a um novo projeto a ser revelado nos próximos meses, concebido para reforçar a identidade e a centralidade da feira – uma ‘marca’ sempre reconhecida por promover o calçado de tendência e de alta qualidade a nível mundial”, conclui o CEO da Micam.