Um foco renovado nos jovens, numa cadeia de produção que os envolve em todas as etapas; mais espaço para potenciar a criatividade, com experiências multissensoriais; um novo layout que facilita os fluxos de visitantes, com um aumento do número de compradores internacionais. Será assim que a MICAM Milano, a exposição internacional de calçado que decorrerá de 15 a 17 de setembro, se prepara para receber compradores de mais de 60 países em todo o mundo.
Com 932 marcas, das quais 475 são italianas e 457 do estrangeiro, principalmente de Espanha, Turquia, Brasil, Portugal e Alemanha, a MICAM voltará a oferecer uma plataforma única para descobrir novas tendências e tecnologias para fabricantes e retalhistas, com o melhor do calçado para a Primavera/Verão 2025.
A comitiva portuguesa na MICAM e MIPEL contará com a participação de 40 empresas, (crescimento de 21% face à edição anterior). Os certames passam de quatro para três dias. Na Lineapelle, entre empresas de componentes para calçado e curtumes, a delegação nacional será assegurada por 30 empresas. Já na SIMAC, seis empresas apresentarão os primeiros resultados do projeto mobilizador FAIST.
“A nossa presença na MICAM destaca o nosso compromisso com a inovação, a produção artesanal e a sustentabilidade”, afirma Pedro Sampaio, responsável da fábrica de calçado Mazoni, uma das empresas presentes no certame, citado no site da empresa. “A nossa fábrica opera sob rigorosos princípios ecológicos, incorporando o eco-design, a reciclagem e a otimização de materiais nos nossos processos de produção. A certificação ISO 14001, que reflete o nosso empenho na gestão ambiental eficaz, é um testemunho destes esforços. Acreditamos que a moda pode ser elegante e ambientalmente responsável, e estamos entusiasmados por partilhar esta visão na MICAM. A nossa coleção combina o ofício tradicional com um design moderno, oferecendo calçado elegante e confortável, feito a partir de materiais sustentáveis”, acrescenta.
“Estamos ansiosos por apresentar a nossa mais recente coleção e conectar-nos com os melhores do setor. Os nossos novos designs são algo de que nos orgulhamos muito, e achamos que vocês também vão adorar”, lê-se numa nota publicada pela 1 Hundred Shoes nas redes sociais. A empresa considera que a presença nesta edição da Micam é uma “excelente oportunidade para mostrar no que temos trabalhado, partilhar algumas ideias e, quem sabe, até conversar sobre potenciais colaborações.”
Já a Joséli deixa um convite no LinkedIn: “Estamos entusiasmados por convidá-lo a visitar o nosso stand na MICAM Milano de 15 a 17 de setembro. Descubra a nossa mais recente coleção no Pavilhão 5, Stand F09/G10. Esperamos vê-lo por lá!”
Por sua vez a Ambitious informa nas redes sociais que está “a fazer as malas para Milão para participar no que muitos consideram o paraíso do calçado – a feira The Micam. Temos orgulho em convidá-lo a juntar-se a nós no Pavilhão 2 – Stand P01, de 15 a 17 de setembro, para uma viagem única a ‘Nostalgia’, a nossa coleção SS25. Descubra uma gama coesa de designs onde estilo encontra conforto e funcionalidade, inspirada no icónico ‘Paris, Texas’ de Wim Wenders.”
Para a APICCAPS, depois de um ano de 2023 de forte contenção e de 2024 de transição, o setor de calçado aponta já “baterias” para 2025. “Estamos a procurar, num contexto de grande exigência, regressar paulatinamente aos mercados internacionais”, explica Luís Onofre.
“Apesar do período de grande incerteza, a MICAM continua a crescer em termos de expositores e número de marcas representadas, especialmente do estrangeiro. Combinando inovação tecnológica, estilos em evolução e artesanato, a MICAM representa uma vitrina única e uma oportunidade imperdível para acompanhar os mais recentes desenvolvimentos da indústria do calçado. Aqui em Milão, não se trata apenas de definir tendências – é moldar o presente e o futuro do calçado”, afirma Giovanna Ceolini, Presidente da MICAM e da Assocalzaturifici.
Um novo espaço para jovens: a Micam Academy
Aprendizagem prática, descoberta de novas profissões e encontrar o seu próprio caminho numa indústria cada vez mais digitalizada: nesta edição, a MICAM lança a “MICAM Academy”, uma nova área educacional para escolas (Pav. 1 – Stand G26), em cooperação com o Politécnico do Calçado de Veneto e a Arsutoria School.
O projeto tem como objetivo introduzir os jovens à arte da fabricação de calçado e mostrar-lhes como a combinação de artesanato e novas tecnologias representa uma oportunidade a ser aproveitada. Através de cinco diferentes estações, os estudantes terão a oportunidade de explorar os avanços tecnológicos alcançados na indústria do calçado.
Os jovens podem experimentar uma aplicação para medir os pés e ajuste virtual (SNAPFEET) e ver como um sapato pode ser desenhado em 3D e examinado através da realidade imersiva usando visores (PRISMATECH).
Passando à produção propriamente dita, com a SNEAKNIT, os alunos aprendem a projetar as partes superiores do calçado feitas numa máquina de tricô e com a DIRECT 3D, criando solas com uma impressora 3D.
A ID FACTORY demonstrará a importância de rastrear o produto final através de um código QR no sapato e a importância de medir a sustentabilidade, conseguida com o software VCS.
Na vanguarda da criatividade: foco em 12 novos designers
Emerging Designers (MICAM X, PAV. 1), a iniciativa de sucesso que lança doze novos talentos no mundo do calçado todos os anos, com oportunidades concretas para apresentar as suas coleções na MICAM em setembro e fevereiro, está de volta nesta edição.
A lista de 12 novos talentos é verdadeiramente única em termos da variedade e qualidade dos sapatos que apresentam. Os designers criativos que estarão em destaque na próxima edição da MICAM são: Daphne Wattiez (França, marca Akvo), Ardemia de’Gennaro (Itália, marca Ardemia), Luisa Soriano (Itália, marca Babù Milano), Cecilia Bringheli e Sibilla de Vuono (Itália, marca CB Made in Italy), Cristiano Magnoni (Suíça, marca Crimagno Earth), Giacomo Morelli (Itália, marca Gio*Milano), Guillaume Mesly d’Arloz (França, marca Meeko), Corine Ferrer (Espanha, marca O.Sur), Francesca Parisi (Itália, marca Parisy), Sabina Teruel (Espanha, marca Sabinis), Alberto Tassinari e Francisco Batta (Itália-México, marca Sistta), Lello Romano (Itália, marca Sneark).
Os vários eventos na MICAM X também estão de volta, incluindo previsões de tendências pela WGSN e, em destaque, o Guia de Tendências para Compradores da temporada S/S 25 produzido pela Livetrend. O guia, desenvolvido com a ajuda de Inteligência Artificial e análise de fluxo de dados, apresenta os estilos, tendências e materiais da próxima primavera para oferecer uma visão inovadora do futuro através de uma combinação vencedora de criatividade humana e digital. A ferramenta, fornecida aos compradores antes da abertura do evento e sempre disponível online, otimiza as compras e reduz o inventário não vendido, identificando os itens essenciais da temporada.
Micam X: visões e sugestões para escrever o futuro do calçado
Contribuições visionárias, grandes especialistas e discussões abertas com revendedores internacionais: a área MICAM X (Pav. 1) estará de volta este ano, o hub de inovação da MICAM Milano, com curadoria da @spin360_official, uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de novos modelos de negócios sustentáveis e soluções tecnológicas e organizacionais inovadoras.
Os palestrantes da próxima edição incluem profissionais internacionalmente reconhecidos com insights de ponta sobre o futuro do retalho, como Catherine Barba e Melissa Gonzalez. Catherine Barba é uma inovadora que se esforça constantemente para conectar retalho, e-commerce e transformação digital de novas maneiras, lançando várias start-ups. Melissa Gonzalez é especialista em retalho e novas tendências de consumo, ajudando empresas a transformar a experiência de retalho dos clientes, integrando experiências físicas e digitais.
(Agenda do evento em https://micam.it/agenda/)
O futuro do retalho: o comércio torna-se hi-tech
Future of Retail (MICAM X, Pav. 1), um espaço dedicado a ideias inovadoras destinadas a mudar as lojas de hoje, contará com várias empresas que propõem soluções avançadas para a indústria do calçado: realidade virtual e aumentada, reconstruções 3D de calçado e todas as possíveis interações entre o real e o virtual.
Empresas líderes:
- Covision Media: Especializa-se no desenvolvimento de scanners 3D de última geração que podem converter qualquer objeto físico na sua réplica digital altamente precisa.
- ShopAR: Oferece a principal solução de realidade aumentada (AR) para experimentar virtualmente sapatos, óculos e relógios através de aplicações web e móveis.
- Sync Lab: Desenvolve soluções inovadoras e produtos que facilitam a transformação digital em diversos setores.
- Elmec 3D: Unidade de negócios da Elmec Informatica dedicada à Manufatura Aditiva, fornecendo soluções completas para impressão 3D industrial.
- VisionEye AI: Revoluciona a experiência visual com a sua tecnologia holográfica inovadora.
- Fibbl: Ajuda marcas de calçado em todo o mundo a implementar tecnologia 3D e AR nos seus sites de comércio eletrónico.
Inovação e criatividade: espaço para start-ups
Três empresas inovadoras, cada uma com características únicas, serão destaque no espaço StartUp, criado em parceria com a ITA e a MAECI (Pav. 3 stand P22):
- Supermateria: Empresa sediada em Florença que combina design, manufatura aditiva e novas tecnologias para criar ferramentas ao serviço das empresas.
- Why Only White (WoW): Transforma design e a experiência do cliente com tecnologia de Realidade Aumentada Espacial (SAR), fundindo a realidade física com conteúdos digitais.
- Unflock: Criada por três jovens empreendedores conscientes do impacto ambiental da indústria do calçado, desenvolvendo produtos para proteger e personalizar sapatos.
Taste arena: excelência italiana em todos os sentidos
A MICAM 98 oferece, pela primeira vez, uma experiência multissensorial num espaço temático criado em colaboração com a Associação Italiana de Embaixadores do Gosto. No Pavilhão 5, stand S13, na Taste Arena, os convidados poderão assistir a demonstrações ao vivo de chefs renomados, destacando as especialidades culinárias dos sete distritos do calçado. Após agradar os olhos, a jornada continua com degustações dos pratos, completando a experiência sensorial.
É uma viagem do mundo do calçado ao mundo da gastronomia, celebrando a excelência das regiões italianas e os sabores mais autênticos e envolventes.
(Agenda do evento em https://micam.it/taste-arena/)