O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà distinguiu a Mercadona na manhã de hoje, dia 18 de fevereiro, em Valência (Espanha), por apresentar duas das principais inovações do setor em 2024.
Na categoria de produto, o arroz de vegetais num recipiente de alumínio da Mercadona foi destacado por ser o primeiro arroz cozinhado diretamente numa embalagem que também é adequada para micro-ondas.
De acordo com o Observatório, este tipo de arroz, um prato tradicional valenciano, consiste numa fina camada de arroz que é servido no mesmo recipiente em que foi cozinhado, “o que anteriormente tornava difícil de replicar o seu sabor e textura nos pratos preparados disponíveis no Grande Consumo”. O segredo está na embalagem, um recipiente metálico concebido e patenteado pelo fabricante, que permite elaborar o arroz dentro da própria embalagem e é adequado para micro-ondas.
No que diz respeito a processos, foi reconhecida a nova rotulagem nos produtos com recurso a um código QR, que substituirá o tradicional código de barras, sendo a primeira cadeia de distribuição a implementá-lo. Este novo código tem uma dupla funcionalidade de oferecer informação ao consumidor, direcionando-o para uma página com sugestões sobre como cozinhar e consumir o produto, e também para a empresa, ao incluir em cada produto informação útil, como datas de validade, lotes, fornecedor e peso exato.
Atualmente, a Mercadona implementou este novo QR em produtos da secção do talho, tanto em Portugal como em Espanha, e prevê incluí-lo nas secções de peixaria e frutas e legumes ao longo de 2025.