A Mercadona junta-se, uma vez mais, à campanha de recolha de alimentos, organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, de 26 de novembro a 5 de dezembro.
A empresa colabora nesta iniciativa social, colocando à disposição desta campanha os seus pontos de venda, com o compromisso de motivar os clientes a participar nesta iniciativa solidária, que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, realizada nas caixas de pagamento no momento da compra. Estes fundos serão, posteriormente, convertidos em alimentos e entregues aos bancos alimentares dos distritos onde tem supermercados.
Em Felgueiras, a Mercadona doa, diariamente, bens de primeira necessidade à Casa do Povo da Lixa, uma instituição particular de Solidariedade Social que presta apoio aos mais necessitados e vulneráveis através do Lar, Centro de dia e Apoio ao Domicílio preparando e entregando diariamente refeições e, também, apoiando as famílias através da entrega de cabazes de produtos.
A Mercadona colabora também em Portugal com 25 cantinas sociais e 4 bancos alimentares, entre outras instituições que recebem diariamente doações para apoiar pessoas que se encontram em situações precárias. Entre janeiro e outubro, foram doadas 1.050 toneladas produtos essenciais, correspondentes a 17.500 carrinhos de compra.
A Mercadona integra desde 2011, o Pacto Mundial das Nações Unidas, sendo esta política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social presente na empresa.