A Mercadona anunciou esta terça-feira os resultados do ano de 2021, onde se destaca o crescimento de 123% em Portugal com um volume de faturação de 415 milhões de euros.
O anúncio dos resultados foi feito por Juan Roig, presidente do Grupo, que revelou que os números da retalhista alimentar foram afetados pelo aumento dos custos de energia e matérias-primas. Assim, apesar do aumento de 2,4% da faturação para 25.517 milhões de euros no ano passado, a empresa viu o seu lucro a cair para 680,3 milhões de euros, o que representa uma descida de 6,44% face ao ano anterior. “Estamos felizes com as vendas, mas nem tanto com os lucros”, afirmou Juan Roig. No entanto, a Mercadona decidiu “não repercutir nos seus clientes a subida de custos derivada dos aumentos de preços das matérias-primas na origem, dos transportes e dos preços industriais, que tiveram um impacto de 100 milhões de euros na sua margem operacional”, disse.
Com 29 lojas em Portugal, a Mercadona alcançou uma quota de mercado de 3%, ao fim de dois anos de presença, e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados.
Durante 2021 a retalhista alimentar abriu mais nove lojas em Portugal e conta atualmente com uma equipa de 2.500 colaboradores a operar no nosso país. Números com tendência a crescer, como avança a empresa em comunicado: “a previsão para 2022 é abrir mais 10 lojas em Portugal, tendo em vista a continuidade do seu projeto de expansão no país”.
“A Mercadona prevê investir um total de 1.100 milhões de euros em 2022 para continuar a impulsionar o seu plano estratégico de transformação. Estes recursos destinar-se-ão, principalmente, à abertura de 68 novos supermercados, 58 em Espanha e 10 em Portugal; à remodelação de 43 supermercados para os adequar ao Modelo de Loja Eficiente (Loja 8); e à implantação da nova secção de Pronto a Comer em mais 150 supermercados. Para tudo isso, a empresa criará mais de 1.000 postos de trabalho estáveis e de qualidade em 2022, entre Portugal e Espanha”, informa a responsável de comunicação, Anabela Pontes.
O presidente da Mercadona, Juan Roig, afirma também que “em 2022 o nosso plano de investimento continua. Certamente vai continuar a ser um ano muito, muito difícil, que vamos superar aplicando o nosso Modelo de Qualidade Total, que é o nosso farol para navegar neste cenário de incerteza que estamos a viver. Tenho a certeza de que com o esforço individual e coletivo dos 96.000 colaboradores, vamos conseguir as metas a que nos propusemos”.