A Mercadona inaugurou esta sexta-feira, 27 de junho, o seu Bloco Logístico de Almeirim, distrito de Santarém, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O investimento de 290 milhões de euros representa o maior feito pela cadeia de supermercados em Portugal até à data e envolveu mais de 700 empresas nacionais na sua construção.
Com esta infraestrutura — a maior da cadeia na Península Ibérica — a empresa assegura o abastecimento das 63 lojas que opera atualmente em território nacional. A nova unidade logística complementa o bloco da Póvoa de Varzim, em funcionamento desde 2019, e permite dar continuidade ao plano de expansão da empresa no país.
Durante a visita, o Ministro Manuel Castro Almeida afirmou: “São bem-vindos investimentos como este, que permitem modernizar a economia nacional, criando valor acrescentado para a região, neste caso em Almeirim”. Acrescentou ainda: “Portugal é um país bom para investir e recebe bem os seus investidores. Investimento, crescimento económico, competitividade, produtividade, e lucro são as nossas palavras-âncora. Os lucros de hoje são os capitais próprios do próximo investimento. É com investimento e inovação que podemos melhorar os salários.”
Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, sublinhou: “A inauguração formal do Bloco Logístico da Mercadona é um dia histórico para o nosso concelho. A Mercadona é hoje o maior empregador do concelho, sendo que ao mesmo tempo dinamizou uma zona que, apesar das possibilidades, não estava a ser usada como zona de atividades económica e que tem um enorme potencial, como já é visível com a instalação de muitas outras empresas.”
Com uma área total construída de cerca de 120 mil m², num terreno de 440 mil m², o Bloco Logístico de Almeirim inclui armazéns de frio e secos, edifícios de serviços e escritórios, bem como uma oficina de lojas. A operação envolve 630 novos colaboradores e um investimento de 7,2 milhões de euros em formação, promovendo também 50 profissionais a cargos de maior responsabilidade.
Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, realçou: “Este marco é espelho do compromisso da Mercadona com o nosso país. Orgulhamo-nos de ter cumprido os desafios a que nos propusemos quando anunciámos a nossa internacionalização. Com Almeirim, abrimos as nossas portas para um futuro cada vez mais eficiente para a nossa logística, o que significa um melhor serviço ao ‘Chefe’ (cliente).”
Em linha com o compromisso da empresa com a sustentabilidade, o bloco logístico conta com 8.700 painéis solares que asseguram 25% do consumo energético da infraestrutura, equivalente a 4,5 GWh por ano. Na gestão da água, destaca-se o sistema de reutilização que poupa 90 mil litros por dia e o aproveitamento de águas pluviais que contribui para a preservação da Ribeira do Falhão.
Com este investimento, a Mercadona reforça a sua rede logística em Portugal, que agora emprega cerca de 1.000 pessoas. A nível ibérico, a cadeia dispõe de uma infraestrutura logística de 1,4 milhões de metros quadrados, operada por mais de 13.000 colaboradores, numa estratégia de crescimento que combina eficiência, inovação e sustentabilidade.