A Mercadona, reconhecida cadeia de supermercados, demonstrou mais uma vez o seu compromisso com a sociedade portuguesa. No primeiro semestre de 2023, a empresa doou um total de 600 toneladas de produtos essenciais em território nacional. Esta contribuição, que se traduz em mais de 10.000 carrinhos de compras, beneficiou mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e diversas outras instituições sociais parceiras da Mercadona.
No distrito do Porto, a empresa, que opera 19 supermercados, destinou 265 toneladas de produtos a organizações locais dedicadas à solidariedade social.
Uma das beneficiadas é o Centro Porta Amiga no Porto, pertencente à Fundação AMI. Jéssica Silva, diretora-adjunta da instituição, expressou a sua gratidão: “no centro Porta Amiga no Porto ajudamos através do nosso apoio alimentar 1500 pessoas todos os meses. Desde que a Mercadona se juntou a nós e passou a dar-nos os seus donativos conseguimos chegar ainda a mais pessoas, nomeadamente a 120 famílias, são 300 pessoas que agora conseguem receber ajuda alimentar e que antes não conseguiam. A Mercadona, com a sua ajuda, fez com que a AMI pudesse chegar mais longe.”
A Mercadona não se limita a doações. Em Portugal, a empresa também se envolve ativamente em iniciativas nacionais ao longo do ano, como a “Campanha de Recolha”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, e a campanha “Shop for Goodness” da Cruz Vermelha Portuguesa.
A nível ibérico, a Mercadona, com mais de 1.660 lojas em Portugal e Espanha, doou um total de 10.500 toneladas de produtos no primeiro semestre de 2023. Estas doações beneficiaram mais de 650 entidades sociais, 140 das quais fazem parte da rede de colaboradores da empresa.
A Mercadona mantém uma política de ação social sustentável, integrada na sua estratégia de Responsabilidade Social Empresarial. Além das doações, a empresa colabora com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), feitos por pessoas com incapacidade intelectual. A empresa também se destaca na área de sustentabilidade ambiental, com várias iniciativas focadas na economia circular, eficiência energética e redução de plásticos.
Desde 2011, a Mercadona é signatária do Pacto Mundial das Nações Unidas, reforçando o seu compromisso com os Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e a Luta contra a Corrupção.