A Mercadona alcançou um marco significativo ao fechar o ano de 2023 com uma equipa de 104.000 pessoas, consolidando-se como um dos principais empregadores na Península Ibérica. Com um aumento de 5.000 novos empregos em relação ao ano anterior, a empresa destaca-se pelo compromisso com a estabilidade laboral, oferecendo a todos os seus colaboradores “contratos sem termo e condições de trabalho de qualidade”, lê-se numa nota enviada à nossa redação. Desse total, 5.300 colaboradores estão em Portugal e 98.700 em Espanha, refletindo a expansão contínua da Mercadona nos dois países.
Desde a sua transformação anunciada no final de 2016, a Mercadona tem investido numa evolução para um modelo de empresa mais digital, produtivo e sustentável. Este esforço resultou na criação de 25.000 novos empregos desde então, o que representa um aumento de 32% na sua força de trabalho. “A política de Recursos Humanos da empresa é um dos pilares deste crescimento, focando-se na estabilidade laboral, formação contínua e progressão salarial”, salienta a empresa.
O compromisso da Mercadona com os seus colaboradores vai além da oferta de um emprego estável. A empresa pratica salários acima da média do setor, com um salário mínimo que, em Portugal, se situa 20% acima do Salário Mínimo Nacional. Em 2023, a empresa ajustou os salários de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de dezembro, garantindo assim o poder aquisitivo da sua equipa. A retribuição anual bruta de entrada para um operador de supermercado é de 13.791,61€, com possibilidade de progressão até 18.861,84€, valores que incluem subsídios de férias e Natal, além de um subsídio de alimentação diário e de domingos e feriados.
Além disso, ao salário bruto anual, a empresa acrescenta o prémio por objetivos, logo após o primeiro ano e caso se atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, que corresponde a um salário extra. Este valor ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.
Um dos destaques do ano foi o investimento de 110 milhões de euros em formação, totalizando mais de 3,4 milhões de horas dedicadas ao desenvolvimento das competências e conhecimento da equipa. “Este investimento em capital humano não só reforça a qualificação dos colaboradores como também abre caminhos para a progressão na carreira dentro da empresa, com 2.221 colaboradores promovidos a postos de maior responsabilidade em 2023”, lê-se.
Com uma distribuição etária diversificada e um compromisso com a igualdade de género, onde 61% dos colaboradores são mulheres e 47% dos cargos executivos são ocupados por elas, a Mercadona prova ser um espaço de oportunidades para todos.