A Mercadona celebrou esta segunda-feira, dia 16 de maio, o Dia Internacional do Celíaco, com uma campanha intitulada “Semana do Celíaco”. Tanto nas lojas, como nos canais oficiais da Mercadona, é possível encontrar ações de sensibilização da sociedade para esta doença, esclarecimento de dúvidas, e ofertas de algumas opções de receitas, destacando o sortido sem glúten, cujos produtos contam sempre com toda a informação nas embalagens. A Mercadona dispõe ainda, no seu website, de uma seção de conselhos sobre alimentação, no qual podem ser encontradas algumas sugestões de receitas sem glúten, como pizzas ou snacks.
“A empresa trabalha para oferecer produtos com a máxima segurança alimentar e a melhor qualidade a preços imbatíveis, seja com ou sem glúten e, atualmente, a Mercadona possui em Portugal cerca de 750 produtos livres desta proteína no seu sortido, claramente identificados nas embalagens através de um selo exclusivo”, lê-se numa nota de imprensa enviada à nossa redação.
A Mercadona disponibiliza aos consumidores, através dos rótulos e selos colocados nas embalagens, todas as informações que precisam. Assim, a presença de algum alergénio é destacada na lista de ingredientes. O selo Sem Glúten é incluído sempre que o produto é adequado para celíacos e o fabricante do produto e o nome da empresa são sempre identificados, oferecendo a máxima transparência ao “Chefe”. Além disso, a empresa oferece um serviço gratuito de Apoio ao Cliente através do 800 500 220 para canalizar dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.
Os mais recentes estudos sobre o tema dão conta de que em Portugal a doença celíaca pode afetar cerca de 1% da população. No entanto, crê-se que apenas cerca de 15.000 casos tenham sido diagnosticados, sendo por isso uma doença largamente subdiagnosticada, e cujo número real de celíacos possa oscilar entre os 70.000 e os 100.000 em Portugal.
Colaboração com Associações
“A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca nos locais onde está presente, pelo que colabora, há dois anos, com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com este acordo, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional. Além disso, em abril de 2021, a Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a DECO (Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor), focado na satisfação integral dos seus “Chefes” (clientes), e que ajudará a reforçar o trabalho desenvolvido em conjunto por ambas as organizações e a materialização de ações formativas e informativas em benefício do consumidor”, comunica a retalhista alimentar numa nota de imprensa.
Poderá encontrar mais informação sobre a doença celíaca na página da APC: https://www.celiacos.org.pt/