A Mercadona, já em preparação para a época natalícia, apresentou a sua receita de Cabrito Assado, um prato emblemático da gastronomia portuguesa, presente em pratos regionais de norte a sul do país. Esta carne, tenra e suculenta, provém de cabritos geralmente alimentados com leite materno, o que confere à sua carne uma textura macia e um sabor único.
Na tradição portuguesa, o Cabrito Assado é presença habitual à mesa, especialmente em épocas festivas, quando a sua preparação cuidadosa e lenta cozedura no forno fazem dele uma iguaria. Variando ligeiramente de uma região para outra, as receitas regionais de cabrito são sempre acompanhadas de ingredientes frescos e temperos típicos como alho, louro, vinho branco e pimenta, que destacam o sabor delicado da carne.
Receita de Cabrito Assado (para 4 pessoas)
Ingredientes;
- ½ cabrito (em pedaços);
- 6 batatas;
- 1 cebola;
- 2 c. de sopa de banha de porco ;
- 1 c. de sopa de pimentão doce ;
- 6 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 250 ml de vinho branco;
- Sal q.b.
Modo de Preparação:
1. Colocar o cabrito numa assadeira e temperar com a banha, o pimentão doce, o alho esmagado, o louro e sal.
2. Regar com vinho, e deixar marinar por pelo menos 4 horas.
3. Laminar a cebola e cortar as batatas em cubos para assar.
4. Juntar as batatas e a cebola com a marinada e mexer.
5. Pré-aquecer o forno a 180ºC e levar o cabrito a assar durante 1h30, ou até que esteja tenro. Durante a cozedura regar a carne com os sucos que vai libertando.
Sirva o Cabrito Assado bem quente, acompanhado das batatas e da cebola assada para uma refeição que honra a tradição e o sabor do outono em Portugal.