A vila de Barrosas, em Idães, prepara-se para acolher as Festas em Honra do Divino Espírito Santo de 16 a 20 de maio. O evento promete uma programação diversificada que inclui atuações musicais, sem esquecer a componente religiosa da festa.
As festas têm início no dia 16 de maio, quinta-feira, às 21h30, com a uma arruada festiva dos bombos de Caíde de Rei. No dia seguinte, a partir das 21h30, vai decorrer o Festival da Canção da Escola Básica e Secundária de Idães, seguido da atuação da banda Blue Guns.
O sábado começa cedo, com uma alvorada do grupo de Bombos de Caíde de Rei às 8h30. Já a noite vai dar lugar à tradicional procissão de velas, marcada para as 20h45, com início no Senhor da Saúde. Após a procissão começam as atuações musicais, com a Banda Vatikano a subir a palco pelas 22h15. Para as 23h45 está marcada uma sessão de fogo de artifício, sendo que a música continua depois com Marisa Liz à meia-noite, e Miguel Rendeiro a partir das 3h00.
No domingo, o dia começa com missa às 10h30. Ao início da tarde, pelas 14h30, entram as bandas de música, incluindo a Banda Musical Amigos da Branca e a Banda Musical de Felgueiras, que se despedem às 20h00. A noite vai contar com performances da Banda Doce D’Mel às 22h00 e uma segunda sessão de fogo de artifício, novamente às 23h45, seguindo-se o concerto de Sara Correia marcada para a meia-noite. Depois da artista, os Doce D’Mel voltam a palco, antecedendo a atuação da DJ Kika Lewis que entra às 3h00.
As celebrações concluem na segunda-feira, 20 de maio, com uma caminhada penitencial e missa solene em honra do Divino Espírito Santo marcada para as 10h30. A tarde será animada pela entrada das bandas musicais de Arcos de Valdevez e da Trofa, culminando com a procissão solene ao Senhor Bom Jesus e a despedida das bandas de música às 20:00.
A comissão de festas expressou grande entusiasmo pelo evento deste ano, destacando o orgulho no resultado final do trabalho dos últimos meses: “Organizar uma festa como a do Espírito Santo pode ser trabalhoso, mas no final, o orgulho é o que mais sentimos. E com muito orgulho, partilhamos o nosso cartaz. Venham-se divertir connosco e descobrir porque pertencemos à Vila de Barrosas. Afinal, ‘É a mais linda, não há outra igual’“, lê-se na publicação das redes sociais onde apresentam o cartaz.