Um incêndio deflagrou esta manhã em Idães numa zona de mato, com o alerta a ser dado às 8h19. No local estiveram presentes sete operacionais apoiados por três viaturas. De acordo com as autoridades, o fogo encontra-se agora em resolução, não apresentando perigo de propagação.
Também em Vila Cova da Lixa e Figueiró (Amarante) uma zona de mato esteve a arder. O alerta foi dado às 7h58 e, nesta ocorrência, estiveram mobilizados seis operacionais e uma viatura. Tal como em Idães, o incêndio encontra-se em resolução e não constitui perigo de propagação.
Recorde-se que Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até hoje, dia 19, às 23h59. Este alerta surge face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que classificou o risco de incêndio como Elevado, Muito Elevado e Máximo em grande parte do território.
No âmbito da situação de alerta, estão em vigor medidas preventivas, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a suspensão de queimadas e a realização de trabalhos agrícolas e florestais com maquinaria, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.