Quando temos que lutar pelo concelho, pelo desenvolvimento económico, pelo apoio às nossas empresas será que permitimos e nos calamos que a medida APOIAR do governo DEIXE DE FORA as empresas de calçado?
Não consigo aceitar mais uma discriminação…
As empresas de calçado PRECISAM destes apoios para manter os postos de trabalho, para fazer face aos prejuízos acumulados ou para se defenderem dos cancelamentos de encomendas dos clientes.
As empresas de calçado merecem este apoio porque pagam há décadas milhões de euros em impostos para um governo que na hora de “apoiar” deixa de fora o CAE do calçado.
Felgueiras merecia mais respeito, uma vez mais, merecia maior atenção por parte dos nossos responsáveis políticos que se deviam insurgir contra o facto de não incluírem o sector do calçado neste programa de apoios. Sim, precisamos de TODOS para que em Lisboa façam ouvir a voz dos felgueirenses que se as nossas empresas e o nosso sector contribuem para o PIB português, também o Estado deve contribuir para apoiar a indústria do calçado nesta fase muito difícil.
O governo já pagou cerca de 268 milhões de euros a fundo perdido às empresas com o Programa Apoiar. A medida que abrangia as micro e pequenas empresas, permitindo recorrer a apoios a fundo perdido em função das quebras de faturação decorrente do encerramento pela pandemia dos negócios, foi alargada desde esta quinta feira também as médias e grandes empresas e… continua a deixar de fora o Calçado.
Todos atravessamos neste período um dos momentos mais delicados da pandemia que coincide também com um dos momentos mais complicados na indústria do calçado. A transição das produções de Verão para Inverno sempre foram mais difíceis de gerir. Os meses de janeiro a março são tradicionalmente mais baixos em termos produtivos. Como agravante este ano temos uma pandemia a condicionar fortemente o trabalho da grande maioria da nossa população e de onde muitos dependem para o seu orçamento familiar.
Por tudo isto temos de dizer BASTA e exigir que Felgueiras seja vista como respeito e que as nossas empresas possam ter o mesmo direito de receber estes apoios.
Por Felgueiras, pelo calçado, por NÓS!