A APICCAPS — Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos — inicia esta terça-feira, 21 de outubro, em Felgueiras, a sua Presidência Aberta, uma iniciativa que pretende reforçar a proximidade ao tecido empresarial e promover uma reflexão estratégica sobre o futuro do setor.
“Esta Presidência Aberta começa num dos corações da indústria nacional — Felgueiras — e pretende ser, acima de tudo, um exercício de proximidade, escuta ativa e construção coletiva”, sublinha Luís Onofre, presidente da APICCAPS.
Ao longo dos próximos meses, a associação visitará empresas dos principais polos produtivos do país, ouvindo empresários e partilhando experiências sobre os desafios atuais da indústria. A primeira ação, em Felgueiras, inclui visitas a empresas locais e uma reunião alargada entre os Órgãos Sociais e o Conselho Consultivo, órgão que reúne dezenas de empresários de referência do setor.
Apesar de o setor ter registado um crescimento das exportações no primeiro semestre, Luís Onofre considera essencial refletir sobre o momento atual e o futuro coletivo: “Vivemos um momento particularmente exigente para a indústria do calçado, marcado por uma conjuntura internacional instável. Mais do que nunca, é essencial ouvir os empresários, partilhar experiências e encontrar soluções em conjunto.”
A reunião do Conselho Consultivo, agendada também para amanhã, assume especial relevância. “É um momento-chave para fazermos uma leitura realista do presente e prepararmos, com ambição e responsabilidade, o caminho dos próximos anos”, reforça o presidente da APICCAPS. “A força do nosso setor reside na sua coesão, pelo que promover este encontro é reforçar a ideia de que só com diálogo estratégico e ação concertada conseguiremos enfrentar os desafios do futuro“, explica.
Na mesma linha de pensamento, a APICCAPS vai criar um novo fórum de discussão, o “Geração 5.0”. Criado pela APICCAPS, este grupo de trabalho surge como uma iniciativa capaz de “promover a troca de ideias, soluções inovadoras e fortalecer as relações entre profissionais, empresários e demais stakeholders do setor”, realça Luís Onofre.
Com o objetivo de acompanhar as transformações do mercado e os desafios do setor, esse espaço vai permitir a atualização sobre tendências de mercado, tecnologia, sustentabilidade e outros temas que impactam a indústria.
“A Geração 5.0 propõe-se a ser um ponto de encontro estratégico para a construção de um futuro mais colaborativo e competitivo para o setor”, sublinhou Luís Onofre.