Jovens pertencentes aos mais de duzentos grupos, movimentos, associações e congregações que formam a grande Família Vicentina e que estão presentes nos cinco continentes, vão reunir-se em pré-Jornada, na cidade de Felgueiras (Diocese do Porto), num grande encontro internacional, preparando assim a sua participação na JMJ – Lisboa 2023.
A organização espera trazer a Felgueiras perto de mil jovens, neste momento estão inscritos mais de quinhentos, que entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, através de variadas atividades, celebrações e dinâmicas missionárias, procurarão aprofundar os elos da espiritualidade missionária e vicentina que inspira esta Família religiosa.
O comité organizador é composto por elementos da Juventude Mariana Vicentina, Sociedade de São Vicente de Paulo, Filhas da Caridade e Congregação da Missão. E escolheram para lema deste encontro uma frase de São Vicente de Paulo que revela bem o espírito de serviço missionário que anima esta Família carismática: «Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que eu esteja».
A organização conta, para a concretização deste evento, “com o generoso e efetivo apoio da Camara Municipal de Felgueiras que, desde a primeira hora, mostrou gosto em receber, nas suas terras e entre as suas gentes, esta atividade de preparação da JMJ, assinando, há mais de dois anos, um protocolo de colaboração logística”.
A Família Vicentina é um movimento composto por mais de 200 instituições, presente em mais de 80 países e cerca de quatro milhões de pessoas que seguem Jesus Cristo, servindo os pobres, a exemplo de São Vicente de Paulo, Santa Luísa de Marillac e muitos outros seguidores que, nos últimos quatro séculos, enriqueceram este carisma. Dentre os ramos desta grande e frondosa árvore carismática, em Portugal, os mais conhecidos são a Congregação da Missão – Missionários Vicentinos (CM), a Associação Internacional da Caridade (AIC), a Congregação das Filhas da Caridade (fundadas por S. Vicente e Santa Luísa de Marillac), a Sociedade de São Vicente de Paulo (fundada pelo Beato Frederico Ozanam), a Associação da Medalha Milagrosa, a Juventude Mariana Vicentina (JMV), os Colaboradores da Missão Vicentina (CMV), os leigos missionários vicentinos (MISEVI), as Irmãs Missionárias da Caridade de Santa Joana Anthida Touret e outros ramos.