O presidente da Junta de Freguesia de Jugueiros, Hugo Pinto, foi convidado especial do programa «Dois às 10», da TVI, onde partilhou a sua inspiradora trajetória política, a ligação à freguesia e os desafios da vida pública. A entrevista, conduzida por Cristina Ferreira, contou ainda com a participação da sua companheira, Sara Casto, proporcionando momentos de emoção, humor, um convite à apresentadora e até planos para o futuro da família.
Uma história de amor que mudou um destino político
Aos 25 anos, Hugo Pinto tornou-se um dos presidentes de junta mais jovens do país, num percurso que surpreendeu até a própria família. Durante a entrevista, recordou a sua infância, quando o avô o levava a comícios políticos, sem imaginar que, anos depois, seria ele a discursar e a liderar uma freguesia.
Mas a ligação de Hugo Pinto a Jugueiros não começou pela política, mas sim pelo amor. O jovem autarca conheceu Sara, que vivia em Jugueiros, ainda na escola, e o namoro dura há mais de 11 anos. Inicialmente, Hugo vivia na cidade de Felgueiras, mas, ao longo dos anos, foi passando mais tempo em Jugueiros para estar com a namorada.
Foi só durante a pandemia que decidiu dar um passo maior e mudar-se definitivamente para a terra de Sara. Foi precisamente essa ligação à freguesia que chamou a atenção do PSD Felgueiras, que o convidou para ser candidato à Junta de Freguesia. Hugo conta que respondeu: “vocês são malucos, porque eu só estou a morar em Jugueiros há um ano e meio”. Hugo, que era praticamente um desconhecido para a maioria dos habitantes, viu-se perante um grande desafio, que aceitou.
Sendo quase desconhecido, Hugo fez uma campanha porta a porta, apresentando-se pessoalmente à população. A aposta revelou-se certeira e Hugo Pinto venceu a eleição por apenas um voto de diferença, num resultado muito renhido – diferença de um voto).
A pressão para um filho – até Cristina Ferreira entrou na conversa!
O momento mais inesperado da entrevista aconteceu quando a mãe de Hugo Pinto fez um pedido muito especial a Cristina Ferreira. Sem rodeios, pediu à apresentadora para convencer o filho e a nora a darem-lhe um neto!
“Peço à Cristina Ferreira para ver se os convence a dar-me um netinho, enquanto eu sou nova e posso correr atrás deles”, disse, arrancando gargalhadas no estúdio.
Cristina Ferreira não perdeu a oportunidade e virou-se para o casal: “Ela é que pediu, não fui eu!”
Entre risos e algum embaraço, Hugo e Sara admitiram que o tema já tinha sido falado, mas sem pressas. “Começa também a ficar na altura”, respondeu Sara. Mais dia menos dia “há-se aparecer”, disse Hugo.
Cristina Ferreira não deixou passar e lançou um desafio para que o casal regresse ao programa “com a avó e com o filho para mostrar a família inteira!”.
O convite a Cristina Ferreira para ser a madrinha do Carnaval de Jugueiros
No meio da conversa, Hugo Pinto aproveitou para fazer um convite muito especial a Cristina Ferreira. Sendo Jugueiros uma das poucas freguesias de Felgueiras que ainda mantém o desfile de Carnaval, o jovem autarca lançou o desafio para que Cristina fosse a madrinha do evento. A apresentadora deixou a promessa de ir visitar Jugueiros.
Assista ao vídeo da entrevista no programa «Dois às 10»: