Luís Onofre: “o setor do calçado não se pode resignar a ser os segundos melhores”

A tomada de posse dos órgãos sociais da APICCAPS decorreu hoje em Felgueiras. O Ministro da Economia esteve presente. São 6 os empresários de Felgueiras que integram os novos órgãos sociais da APICCAPS. A pandemia “teve um impacto que só se conhecia em tempos de guerra”, disse Luís Onofre.
tomada de posse dos órgãos sociais da APICCAPS

Foi hoje a tomada de posse dos órgãos sociais da APICCAPS. A cerimónia decorreu na Escola Secundária de Felgueiras e contou com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

As eleições decorreram no passado dia 20 de julho e Luís Onofre foi reeleito Presidente para um novo mandato de três anos. A lista candidata, única, é composta por 26 empresários de todos os setores de atividade representados pela associação.

No discurso de tomada de posse, Luís Onofre alertou para os efeitos da pandemia na economia, que “teve um impacto que só se conhecia em tempos de guerra, levando a uma quebra drástica na procura e a graves perturbações nas nossas cadeias de abastecimento. Enfrentamos nos próximos tempos um período de transição muito exigente, com incertezas a todos os níveis”. Onofre realçou também o facto de “mesmo antes da pandemia o mercado internacional de calçado estava já em profunda transformação, passando por alterações nos hábitos de consumo, assim como na afirmação de novos modelos de negócio, ligados às novas tecnologias e ao mundo digital”. O líder da APICCAPS considera ainda que o setor do calçado não se pode resignar a ser “os segundos melhores, temos de ter os produtos tão bons como os melhores e temos que os promover intensamente”. Nesse sentido, o empresário entende que “urge que Portugal tome a liderança internacional, através de um aumento, como jamais aconteceu, do investimento em marketing e promoção externa”. O calçado sustentável e a digitalização são outras duas prioridades da APICCAPS para o setor.

tomada de posse dos órgãos sociais da APICCAPS Luís Onofre
Luís Onofre, presidente da Direção da APICCAPS

“O capital de saber fazer, a reputação que a nossa indústria estabeleceu, têm que continuar a ser as bases em que o sucesso futuro deste setor tem de assentar”, disse Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia. “O primeiro embate desta pandemia sobre as empresas foi crítico”, reconheceu Siza Vieira, alertando que os próximos meses “vão ser muito difíceis”, onde as empresas vão precisar de “continuar a construir resiliência, vão ter que contar também com a articulação com as instituições públicas”, de forma a conseguir encontrar a melhor forma de melhor conseguir “aguentar o embate” da quebra significativa da procura.

tomada de posse dos órgãos sociais da APICCAPS Siza Vieira Ministro da Economia
Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia

O concelho de Felgueiras conta com 6 empresas representadas nos órgãos sociais da APICCAPS. Joaquim Moreira da Silva da empresa J Moreira e Paulo Sérgio Medeiros Ribeiro da Atlanta – Componentes Para Calçado assumem a vice-presidencia da APICCAPS. Reinaldo Teixeira da Carité Calçado, Lda. é o novo Tesoureiro. Jorge Fernandes da Savana – Calçados, Maria João Leal Rodrigues Lima da Jóia – Calçado e Jorge Morais Pereira Coelho da João Batista Pereira Coelho & Filhos assumem funções de vogais.

Já Guilherme da Silva Almeida da empresa Guilherme da Silva Almeida & Filhos, S.A, integrou a lista, como suplente, da Assembleia geral.

Com forte aglomeração geográfica, a produção de calçado e artigos de pele distribui-se maioritariamente por dois polos centrados nos concelhos de Felgueiras e Guimarães, por um lado, e Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, por outro. Em conjunto, estes cinco concelhos representam mais de três quartos do emprego setorial. Um emprego que também na última década registou sinais muito positivos, com a criação de 6.648 postos de trabalho (crescimento superior a 20%). Mais a sul, na zona da Benedita, encontra-se outro polo do setor que, ainda que apresente menor expressão quantitativa, continua a ser muito relevante.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Venha Falar Connosco. O café é por nossa conta!

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!