O Comando Territorial do Porto da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, deteve, no dia 18 de janeiro, um homem de 32 anos por violência doméstica e maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Lousada.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, durante o relacionamento, ameaçou de morte e exerceu agressões físicas contra a vítima, sua namorada de 36 anos. Num dos últimos episódios de violência durante a passagem de ano, o suspeito, como forma de humilhação, deitou sobre o corpo da vítima uma garrafa de bebida alcoólica, fazendo com que esta fugisse à procura de ajuda, levando-a a abandonar a residência. Inconformado com o fim do relacionamento em dezembro de 2020, o suspeito condicionava os movimentos da vítima, bem como reiterava as ameaças de morte e injúrias através de mensagens. Como forma de intimidação, matou ainda dois animais domésticos com recurso a pontapés, enviando-lhe as imagens dos animais mortos e fazendo-lhe promessas que a ia matar da mesma forma.
O suspeito foi detido, tendo sido presente ontem, dia 19 de janeiro, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de sair do concelho de residência, apresentações semanais no posto policial da sua área de residência e proibição de contactar a vítima por qualquer forma ou meio, controlado por pulseira eletrónica.