Carta aberta ao Ministro do Ambiente da Ação Climática
Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática,
Duarte Cordeiro
Ajude Felgueiras a resolver um problema ambiental e económico! Desde o encerramento do aterro de Sendim, em 2018, e de Lustosa, este ano, a nossa indústria do calçado não tem um local para onde enviar o lixo industrial. Em especial as pequenas fábricas, para as quais a contratação de uma empresa de gestão de resíduos tem custos insuportáveis!
Sabemos, é público, que o Sr. presidente da Câmara de Felgueiras já solicitou, várias vezes, uma reunião ao Sr. Ministro para encontrar uma solução par este problema ambiental e económico. Sr. Ministro Duarte Cordeiro, por favor, receba o senhor presidente da Câmara. Não sou eu apenas que peço: são 56 mil pessoas que residem em Felgueiras, e que não merecem a situação que estamos a passar. Por favor, ajude a encontrar uma solução para este nosso problema.
E a situação é esta: sem alternativas, as pequenas empresas industriais, depositam os seus resíduos onde podem, seja no meio do monte, ou em plena via pública. Neste vídeo (https://youtu.be/ghfiCf9HP-4) poderá ter um vislumbre daquilo que se passa todos os dias, um pouco por todo o concelho de Felgueiras. Não há aterros próximos do nosso concelho onde as pequenas indústrias possam depositar os seus resíduos, em condições ambientalmente seguras.
Felgueiras é um concelho pequeno, mas com uma pujante indústria de calçado, que muito contribui para as exportações nacionais e para a balança comercial portuguesa. Merecemos maior atenção por parte do Governo a que pertence.
Pedro Fonseca, Mestre em Economia e diretor do Felgueiras Magazine