O Fantasporto integra na sua programação literária uma sessão dedicada à apresentação e tertúlia em torno do mais recente livro de José Carlos Pereira, investigador e escritor natural de Felgueiras. A iniciativa está marcada para o próximo dia 2, no Cinema Batalha.
A obra, intitulada “Adaptação e Intertextualidade na obra infantojuvenil Contos Gregos de António Sérgio”, foi recentemente editada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e corresponde à dissertação defendida pelo autor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2022. O trabalho foi distinguido com menção honrosa do Prémio António Sérgio 2023.
A sessão contará com a presença do autor e de André Dinis, editor e argumentista de cinema, que fará a apresentação do livro e abordará a relação entre literatura e cinema, particularmente no contexto da Antiguidade Clássica e da obra “Contos Gregos”, publicada por António Sérgio em 1925.
José Carlos Pereira destacará a figura de António Sérgio (1883-1969), considerado uma das personalidades mais relevantes do século XX português, com percurso como escritor, filósofo, pedagogo, economista, historiador, tradutor e político, tendo vivido períodos de exílio e prisão durante a ditadura.
A sessão contará ainda com a participação de professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, da Maia, do Agrupamento de Escolas António Sérgio, de Vila Nova de Gaia, e de outras instituições de ensino, promovendo o diálogo entre investigação académica, ensino e criação artística.