fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Linha de comboio e rede de saneamento são as prioridades do deputado António Faria na Assembleia da República

Em entrevista ao Felgueiras Magazine, António Faria, partilha como têm sido as primeiras semanas na Assembleia da República. O deputado socialista afirma não irá “deixar cair em esquecimento a linha do Vale de Sousa”, tendo também como objetivo “a criação de uma linha de apoio para o saneamento básico”.
António Faria

António Faria tem 48 anos e é mediador de seguros de profissão. Até há três semanas desempenhou a função de chefe de gabinete do presidente Câmara Municipal De Felgueiras, tendo cessado essas funções para tomar posse como deputado na Assembleia da República. No Parlamento, integra a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto como membro efetivo; e é suplente na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação e na Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local.

António Faria esteve esta semana no Felgueiras Magazine para uma reunião de trabalho. Aproveitamos a presença do deputado para uma breve entrevista.

Felgueiras Magazine – Assumiu o lugar deputado na Assembleia da República e agora parte da sua vida é em Lisboa. É uma mudança grande a nível pessoal e familiar. Como é que têm sido estas primeiras semanas?

António Faria – Estas primeiras semanas tem sido de aprendizagem. É evidente que a vida agora passa um bocado por Lisboa. Estou dividido entre Lisboa e Felgueiras. Tenho estado nestas primeiras semanas em Lisboa relativamente pouco tempo, porque para além da tomada de posse, que foi feita em dois dias, só estive por lá na passada quarta-feira. A partir de agora sim, com a distribuição das comissões de trabalho, já irá começar a ser normal, e a semana passará a ser quatro dias em Lisboa, e três em Felgueiras.

Felgueiras Magazine – Como é que é o dia a dia de um deputado?

António Faria – Pelo que tem sido a experiência, e embora o trabalho ainda não esteja totalmente distribuído, às vezes, pelas 10h00 da manhã, temos plenário, até ao 12h30/13h00 da tarde, interrompendo-se os trabalhos para almoço. Retomamos a partir das 15h00. Nos dias em que há comissões de parlamentares, de vários temas – são 14 comissões parlamentares – e havendo o plenário, normalmente termina pelas 18h00 da tarde. Depois, normalmente vamos até aos gabinetes trabalhar em conjunto com os nossos colegas, e a partir das 19h/19.30h regressamos às nossas casas.

Felgueiras Magazine – Já referiu que passa 4 dias em Lisboa, e 3 em Felgueiras. Há tempo ainda para estar com a família, e com a população do seu concelho e da região?

António Faria – Sim. A semana normal em Lisboa será de terça a sexta-feira. Depois haverá o fim de semana (sábado e domingo), e a segunda-feira é o dia de trabalho parlamentar na região que somos eleitos. Temos de estar disponíveis para qualquer cidadão que queira connosco falar. Basta ir à Câmara Municipal, e pedir para falar com o deputado da sua região. É disponibilizada uma sala para o deputado atender o munícipe, que pode ser em Felgueiras, em Lousada, ou em Amarante. Temos de estar disponíveis para este trabalho parlamentar, assim como para visitas a instituições. Já tenho algumas agendadas, sobretudo aquelas onde fui em campanha eleitoral. Quero agora voltar, para ver se há problemas que tenham de ser resolvidos.

Felgueiras Magazine – E em Lisboa, já tem sítio onde ficar?

António Faria – Atualmente, tenho ficado essas três noites num hotel em Lisboa, que tem acordo com a Assembleia da República, e que por isso, tem um preço bem mais acessível.

Felgueiras Magazine – Na televisão costumamos ver as sessões parlamentares mais importantes, normalmente os debates com os membros do Governo, mas a parte mais importante do trabalho de um deputado é nas comissões parlamentares…

António Faria – Sim. Nós iremos retomar os debates quinzenais com o Governo, a partir das próximas semanas. Mas aquilo que é o trabalho mais apetecível de um deputado, é o trabalho que é feito nas comissões parlamentares. É aí que nós conseguimos, dentro do tema que escolhemos, fazer o nosso trabalho, e depois sim, preparar para esses debates quinzenais.

Felgueiras Magazine – Faz parte, como efetivo, da Comissão Parlamentar da Cultura Comunicação Juventude e Desporto. Consegue antever alguns dos temas que irão ser abordados nos próximos tempos, no âmbito desta Comissão?

António Faria – Esta é uma Comissão que abrange muitos temas, mas aquilo que é mais importante, é que tudo o que é a Lei dentro de cada um destes temas – cultura, comunicação, juventude e desporto – passa nesta Comissão.

Nesta fase, ainda não reunimos nenhuma vez. Mas esta semana, temos a primeira reunião desta Comissão, e vamos abordar temas sobre a cultura. Obviamente que são temas muito abrangentes. Estamos a falar da questão do IVA, de questões que têm haver com aquilo que é para ser introduzido ou alterado no orçamento de Estado.

Felgueiras Magazine – Sendo o Sr. deputado de Felgueiras, irá estar atento a algum assunto que seja mais importante para o concelho e para a região, como a linha de comboio do Vale de Sousa, por exemplo?

António Faria – A linha do Vale de Sousa é um desses assuntos. Obviamente que vamos continuar a lutar por ela, até porque, pela primeira vez, o grupo parlamentar do Partido Socialista tem 5 deputados da região do Vale e Sousa. E estando nesses 5 deputados, uma das pessoas responsáveis por um dos projetos da linha do Tâmega e Sousa, o nosso amigo de Paredes, José Carlos Barbosa, será esse um dos temas mais importantes para nós, e que vai juntar todos os deputados da região. 

Para além disso, temos outros temas importantes na nossa região, a região mais pobre do país. Uma das nossas prioridades, dos 5 deputados da região, é a criação de uma linha de apoio para a expansão da rede de saneamento básico. Essa é também uma das nossas propostas. Vamos avançar já com ela, para ver se a nossa região fica com as infraestruturas essenciais, necessárias à população.

Felgueiras Magazine – O quê que Felgueiras não tem que deveria ter?

António Faria – Essa é uma pergunta muito complicada. Há muitas coisas que faltam… Um pavilhão multiusos é uma delas, até para recebermos os grandes eventos em Felgueiras, mas não sei se será a mais importante neste momento. Até mesmo a questão que falava no último ponto, a questão do saneamento, é muito mais importante nesta fase. Uma rede viária em condições, também não temos. Vamos tendo algumas coisas que estão a começar a surgir, mas que ainda não existem, como uma Zona Industrial de referência. Acho que essas são as questões que neste momento fazem falta a Felgueiras, mas haverá muitas outras.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Breves de Felgueiras

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis

Pub

Sabia que o Felgueiras Magazine tem um departamento de Marketing Digital?

– Criamos o seu site ou Loja Online com Design Inovador
– Gestão de Redes Sociais para Ampliar Seu Alcance
– SEO para Posicionar Sua Marca no Google
– Design Gráfico Criativo que Capta Atenção
– Vídeo e Fotografia para Histórias Memoráveis