O Felgueiras Magazine esteve presente na última edição da Lineapelle, prestigiada feira internacional de componentes para calçado, e visitou o stand da Vapesol, empresa de Felgueiras que se dedica ao fabrico de solas para calçado.
Décio Pereira, CEO da Vapesol, partilhou a inovação apresentada pela empresa durante o evento: “apresentamos produtos e modelos novos, com novas texturas, novos designs e novas cores”. A Vapesol tem estado cada vez mais dedicada “à apresentação de marcas e conceitos”, sendo a EVA POWDER o grande destaque desta edição da Lineapelle.
O empresário conta que perante “um desperdício na produção de EVA dos 11%”, algo que representou cerca de “50 toneladas” que acabaram depositadas em aterro no ano de 2023, a Vapesol decidiu iniciou “um trabalho com a Universidade do Minho” há cerca de quatro anos, com o objetivo de encontrar uma melhor solução a nível ambiental e financeiro. Depois de um processo que demorou “muito tempo”, finalmente chegaram à “formulação perfeita”, que ia de encontro ao objetivo da empresa de reincorporar “até 20%” do material que seria desperdiçado, tudo isto “sem qualquer alteração de cor, ou características físicas ou mecânicas da sola”.
Décio Pereira reflete sobre o interesse gerado pela EVA POWDER nos clientes que visitam a feira: “não há cliente nenhum que tenha vindo cá e que não tenha perguntado”, justificando que tal acontece porque este produto é fruto de “um processo completamente inovador”, que está “certificado com a RCS (Recycled Claim Standard)”, sendo a Vapesol “a primeira empresa do mundo a ter certificação RCS em EVA para qualquer componente”.
Relativamente às expectativas para 2024, Décio Pereira revela que “o ano de 2024 está a começar muito tranquilo, e com muito pouca procura de calçado”, o que não é bom presságio para o seu negócio. No entanto, reflete que “já há uns quatro anos” que “não dá para fazer grandes prognósticos”. Como tal, o empresário está convencido de que as coisas ainda vão melhorar, apesar do “recuo na procura de calçado” durante os primeiros dois meses do ano.
Em baixo pode ver a reportagem em vídeo completa: