O Felgueiras Magazine esteve presente na última edição da Lineapelle, prestigiada feira internacional de componentes para calçado, e visitou o stand da Combocal. A empresa de solas para calçado felgueirense mostrou aos visitantes a inovação em que tem apostado a nível de materiais e design das suas solas.
Ricardo Pereira Pinto, responsável da empresa, salienta os “designs completamente distintos” e as “soluções eco-friendly” como os destaques da nova coleção. A Combocal tem como objetivo estar “na vanguarda da inovação”, e tem conseguido, internamente no seu laboratório, “desenvolver novos materiais, testá-los, e validá-los para o mercado”.
Entre as novidades no catálogo da Combocal estão “os biocompósitos, compostos de borracha com incorporação de cargas naturais, muitas delas biodegradáveis e resultantes de resíduos”. Através desde aproveitamento a empresa utiliza nas suas solas materiais que de outra forma iriam para um aterro. Além disso, a empresa desenvolveu um material próprio chamado “nature”, sendo este “94% bio-based, composto por borracha natural e por sílica proveniente de resíduos de casca de arroz”, ou seja, uma sola com uma elevada percentagem “natural”.
Ricardo Pereira Pinto acrescenta ainda que um outro material com “grande procura” entre os clientes que visitam a feira é uma sola “translúcida” que desenvolveram.
Apesar dos desafios enfrentados pela indústria do calçado nos últimos anos, o responsável da Combocal mantém-se otimista em relação ao futuro. A experiência de 2021, descrito como um dos melhores anos para o setor em Portugal, serve de motivação para acreditar numa recuperação e crescimento em 2024: “É sempre imprevisível, e os últimos anos têm demonstrado isso. Mas as perspetivas são otimistas,” concluiu, reforçando que “só acreditando e sendo positivos é que as coisas se desenrolam e andam para a frente”.
Em baixo pode ver a reportagem em vídeo completa: