A 104.ª edição da Lineapelle começou hoje, dia 17 de setembro, em Milão, e prolonga-se até quinta-feira, dia 19 de setembro. O evento acolhe 1.259 expositores oriundos de 43 países, ocupando um total de 45.000 metros quadrados de espaço de exposição.
A Lineapelle, que se afirma como a principal feira para a cadeia de fornecimento global das indústrias da moda, luxo e design, reúne curtumes, produtores de acessórios, componentes, tecidos e materiais sintéticos.
Além da exposição, a feira inclui um programa variado de eventos e projetos, focados em fornecer insights e soluções para superar as atuais dificuldades económicas sentidas em todos os níveis da cadeia de fornecimento.
No total, são 31 as empresas portuguesas que vão participar na Lineapelle. Felgueiras, um dos centros do calçado de Portugal, vai marcar presença com 12 empresas do concelho: Atlanta, Bolflex, Marqsol, Combocal, Exporsola, Flexospuma, Isisoles, Real Step, Sollini, Solpré, Teco e Vapesol.
“A Lineapelle está a chegar e estamos entusiasmados por mostrar os nossos novos produtos e as mais recentes coleções deste ano. Inspire-se nas últimas tendências, inovações e práticas sustentáveis que moldam a indústria,” lê-se nas redes sociais da Atlanta.
A Solpré, por sua vez, destaca a importância do evento: “Estamos entusiasmados por anunciar a nossa presença na Lineapelle, a principal feira mundial de couro, acessórios e componentes. De 17 a 19 de setembro, em Milão, vamos apresentar os nossos mais recentes produtos e inovações para o mercado de componentes de calçado. Visitem-nos e descubram a qualidade e o artesanato que nos distingue”.
Já a Teco, deixa um convite no LinkedIn: “Estamos a caminho da Lineapelle! Visite o nosso stand e descubra as últimas inovações em solas para calçado. Inovação, sustentabilidade e design fazem parte da nossa contínua metamorfose.”
Outono/inverno 2025-2026
A 104.ª edição da Lineapelle apresenta as tendências para a temporada outono/inverno 2025-2026, sob o slogan “Um Coração Inteligente.” “A cor do inverno é, acima de tudo, a harmonia de tons,” explica o Comité de Moda da Lineapelle. “Os clássicos de longa duração devem ser interpretados de uma nova forma, tendo em foco a sua durabilidade. No que diz respeito aos materiais, as diferenças entre o masculino e o feminino, leve e pesado, opaco e transparente são agora conceitos ultrapassados: o novo inclui ambas as possibilidades, tanto em estilo quanto em acabamento. A rigidez contrasta com a liberdade de combinação e a vontade de surpreender com misturas incomuns: os materiais devem ser ricos em textura e sobriedade.”
As tendências desenvolvidas pelo Comité de Moda da Lineapelle estão na base das amostras expostas nas habituais Áreas de Tendência localizadas nos pavilhões 9, 13 e 22; serão exploradas em seminários em italiano, inglês e chinês; e também estão compiladas no Trend Book disponível na feira, um guia para o inverno 2025-2026.
Os desfiles de moda
A 104.ª edição da Lineapelle vai acolher a 6.ª edição dos desfiles e apresentações da Lineapelle Designers Edition no Spazio Lineapelle, na Piazza Tomasi di Lampedusa. Na feira, na Área de Desfiles de Moda do Pavilhão 24, a Lineapelle apresenta 5 eventos, apresentando na passerelle um grupo de designers e as suas marcas, aos quais foi pedido para dar ao couro novas direções estilísticas e de produto, submetendo-o a intervenções criativas inéditas e estimulantes.
Este foi um verdadeiro trabalho de exploração, necessário para abrir novos horizontes para um material historicamente central para a moda e o luxo. Os designers Yezael by Angelo Cruciani, Daqingliu, Anton Giulio Grande, Davii, Mario Dice Designer, e Alchètipo by Andrea Alchieri vão subir à passerelle. Entretanto, no Spazio Lineapelle, de 18 a 23 de setembro, terão lugar as apresentações de Marco Rambaldi, Jonuel, Amato Daniele, Brutus Factory, e Porscia Yeganeh.
O artesanato
Chama-se “Regresso às Origens: Entre Material e Tecnologia.” Este é o título de “In The Making Act III,” um projeto apresentado pela Lineapelle sob a direção de Giorgio Linea que, nesta edição, evocará um regresso às origens através da construção de uma aldeia pré-histórica onde o couro, ligado ao homem desde os tempos antigos, será o protagonista. Ao longo dos três dias da feira, seis workshops técnicos e criativos, de 60 minutos cada, serão oferecidos diariamente aos visitantes da Lineapelle, proporcionando a oportunidade de aprender a criar objetos e elementos decorativos, personalizar acessórios, entrar em contacto direto com matérias-primas e apreciar a sua versatilidade.
Para salientar o valor circular do couro, o “In The Making Act III” também vai instalar um Juice Bar, em colaboração com a Zerow, aberto diariamente sem necessidade de reserva, onde o excedente do processamento do couro ganhará nova vida através de alguns totens localizados no pavilhão 24.
No âmbito do artesanato, a Lineapelle vai ainda acolher o projeto “O Legado Artesanal da Luva Napolitana: Uma Viagem no Tempo com Gala Gloves, Andreano e Artigiano del Guanto,” com curadoria da Chiroteca: A Arte da Luva Napolitana. Esta é uma espécie de viagem pela tradição e elegância do Made in Naples através de demonstrações ao vivo.
Investigação
A colaboração entre a Lineapelle e a SPIN 360 continua. Esta edição também vai contar com as Science-Based Fashion Talks, reunindo especialistas internacionais de destaque para uma série de debates que visam promover uma compreensão mais profunda das questões da cadeia de fornecimento e promover mudanças significativas no setor do couro. Serão abordadas tendências científicas e de mercado atuais relacionadas à sustentabilidade na moda, incluindo estratégias de descarbonização, o impacto das próximas regulamentações anti-desflorestação e o papel da química na redução do impacto ambiental.
Cooperação
No âmbito da colaboração com a UNIC – Italian Tanneries, a Ethical Fashion Initiative, um projeto promovido pelo Centro de Comércio Internacional (EFI-ITC), uma agência e programa das Nações Unidas, regressa à Lineapelle. A novidade desta edição é a presença de um stand maior onde algumas artesãs africanas vão demonstrar o valor das suas habilidades manuais.
As delegações estrangeiras
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional e a Agência ICE apoiam a Lineapelle, convidando operadores qualificados, cuidadosamente selecionados pelos escritórios estrangeiros da Agência. Compostas por designers, jornalistas, representantes institucionais e partes interessadas da cadeia de fornecimento, as delegações estrangeiras que visitam a Lineapelle vêm dos Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Turquia, Japão, França e Alemanha.
Comunicação
Durante esta edição da Lineapelle, o principal órgão de comunicação social da cadeia de fornecimento de couro italiana – La Conceria – vai montar a sua redação na feira, no pavilhão 13, acolhendo os embaixadores do projeto de comunicação social “Is It Leather?”, para partilhar com os seus leitores e os visitantes da exposição a missão de apoiar o couro verdadeiro e os seus inúmeros benefícios, exigindo transparência e chamando a atenção para a confusão causada por produtos alternativos.
Educação
A Lineapelle reafirma a sua componente educativa ao acolher um grupo de importantes institutos internacionais de moda que irão apresentar alguns projetos especiais na feira, especificamente concebidos para esta edição. Incluem-se o IED Istituto Europeo di Design, a Universidade IUAV de Veneza, a Piattaforma Sistema Formativo Moda ETS, a Conscious Leather Design Academy: Officina Vanvitelli, o Beijing Institute of Fashion Technology Design, o London College of Fashion UAL, e a Scuola Mosaicisti Del Friuli.
Sinergias
A Lineapelle decorre parcialmente em simultâneo com outras feiras de Milão para a cadeia de fornecimento da moda, agendadas de 14 a 17 de setembro: MICAM (calçado), MIPEL (marroquinaria), TheOneMilano (vestuário), e Milano Fashion&Jewels (moda e joalharia).
Além disso, em estreita coordenação e total sinergia com a Lineapelle, será realizada uma edição especial da Simac Tanning Tech, a feira internacional de tecnologia nos setores dos curtumes, calçado e marroquinaria. Para celebrar a sua 50.ª edição, a Simac Tanning Tech instalará um espaço na feira que destaca a excelência do Made in Italy e os seus mestres. “Um Dia como Protagonista – Introspective Leather Show,” organizado em colaboração com Giorgio Linea, é uma espécie de carrossel multidisciplinar e multissensorial que exalta o couro e a sua cadeia de produção através de vários ambientes, instalações, interações e workshops.