A Juventude Socialista de Felgueiras apresentou uma proposta de recomendação, através do seu presidente e deputado municipal Paulo Soares, na última Assembleia Municipal realizada a 28 de setembro. A proposta visa garantir que todas as associações municipais possam contar com pelo menos um membro formado em suporte básico de vida, com os custos da formação a serem cobertos pelo município.
A motivação para esta iniciativa é fundamentada em estatísticas alarmantes que indicam as paragens cardiorrespiratórias e outras emergências cardiovasculares como uma das principais causas de morte na Europa. Cada minuto conta na resposta a estas emergências, e a intervenção imediata por parte de indivíduos formados pode ser crucial para aumentar as taxas de sobrevivência e prevenir lesões em órgãos vitais.
“Esta iniciativa promove também a cidadania ativa, fazendo com que mais pessoas da nossa comunidade possuam conhecimentos que podem pôr em prática para salvar a vida dos seus concidadãos, não apenas no ambiente associativo, mas no contexto social quotidiano”, lê-se numa nota da Juventude Socialista enviada à nossa redação.