A Junta de Freguesia de Vila Fria e Vizela S. Jorge publicou ontem uma imagem nas redes sociais onde é possível ver resíduos industriais depositados na via pública.
“Não obstante reconhecermos e compreendermos as dificuldades da indústria, o lixo tem um lugar certo, e deve ser devidamente encaminhado”, lê-se na nota publicada pela Junta de Freguesia.
A Junta de Vila Fria e Vizela S. Jorge informa que, depois de terem sido “verificados depósitos ilegais de resíduos industriais”, irá ser “reforçada a fiscalização bem como serão denunciadas às autoridades competentes todas as situações que sejam detetadas”.
“Não deixe que o lixo seja um problema! Faça a sua parte!”, apela a Junta de Freguesia.
Desde o encerramento do aterro de Sendim, em 2018, e de Lustosa, este ano, a indústria do calçado em Felgueiras não tem um local para onde enviar o lixo industrial. Há uma semana atrás, o Felgueiras Magazine fez uma reportagem sobre o depósito de lixo industrial em plena via pública na freguesia de Sendim. Segundo relatos que os leitores do Felgueiras Magazine nos têm feito chegar, há mais locais em Felgueiras, na via pública, que têm sido utilizados para depositar lixo industrial.
Já na reunião de Câmara de 7 de julho, Nuno Fonseca informou que já tinha solicitado “várias vezes uma reunião” com o Ministro do Ambiente para abordar este assunto.
Esta semana, Pedro Fonseca, diretor do Felgueiras Magazine, enviou uma carta aberta ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, pedindo ajuda para resolver esta situação dos resíduos industriais, solicitando também ao Ministro que receba o senhor presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, com a maior urgência possível.