Júlio Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Friande, fez uma retrospetiva das atividades realizadas pelo executivo e destacou os principais projetos previstos para o ano de 2025.
A Junta de Freguesia de Friande focou-se na requalificação de infraestruturas e no apoio à população. “Fizemos a requalificação da Viela de Montezelo, que estava em calçada portuguesa, bastante degradada”, explicou Júlio Pereira. A requalificação da Rua 25 de Abril e intervenções no saneamento em várias vias, como a Rua das Igrejas e a Rua do Bacelo, também estiveram entre as prioridades.
Além das obras, a Junta dinamizou o habitual passeio ao Santuário de Fátima para os idosos, aulas de ginástica sénior e zumba abertas à população, e organizou o tradicional magusto.
A freguesia adquiriu recentemente “um terreno com 6800 m², que permitirá não só a expansão do cemitério, mas também a criação de uma área de lazer e um largo para as nossas festas”. “Será uma obra de grande vulto e vamos apostar tudo aí”, partilha o presidente.
Júlio Pereira afirma que, “assim que possível, será feita a requalificação do acesso pela Travessa da Urtigueira”. O presidente sublinha, no entanto, que o processo será gradual: “Terá de ser devagarinho, porque o principal e primeiro objetivo é a ampliação do cemitério, cujo projeto já temos em curso. Estamos a tratar da legalização do terreno e a limpar o que é necessário para que isso possa acontecer”.