Nuno Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Airães, fez um balanço de 2024 e definiu as metas para 2025. Entre as principais atividades do ano, evidenciaram-se as obras na Rua de Santa Maria e as iniciativas para a comunidade. Para o próximo ano, o foco será a expansão da rede de saneamento básico.
“A obra mais significativa foi a ligação de 500 metros de águas pluviais na Rua de Santa Maria, um problema que há anos incomodava os moradores com cheias e infiltrações”, afirmou Nuno Lopes. Além disso, foi iniciado “um passeio também na Rua de Santa Maria, que vai ligar a Rua da Liberdade ao cemitério, uma via crucial para o movimento pedonal”.
No âmbito cultural, a freguesia continuou a apostar em eventos como “as Janeirães, que têm sido uma forma de preservar as tradições locais”, explicou o presidente. A “Maldição na Praça” é uma outra atividade que tem atraído visitantes de vários municípios, embora seja apoiada pela Junta “apenas a nível logístico e com o nosso trabalho”. Quanto à Aldeia Medieval, “as pessoas da terra têm aderido e têm usufruído do que nós proporcionamos”.
O presidente sublinha que tudo isto é “fruto do trabalho da Junta de Freguesia. Não pode haver um grande investimento, pois não temos capacidade orçamental para fazer algo fora do normal”. Nuno Lopes refere que “somos uma Junta de Freguesia que está aberta diariamente. Temos uma série de iniciativas, ginástica sénior, danças para crianças e contemporânea, e tudo isso tem custos. Temos o Espaço Cidadão, correios, protocolos a nível social onde ajudamos com apoio psicopedagógico”.
Sobre as perspetivas para 2025, o presidente ressalvou a importância da rede de saneamento: “Já temos acordos com a Câmara para intervenções em algumas ruas principais, mas o objetivo é garantir condições básicas a todas as casas da freguesia”. “Ainda temos algumas ruas que gostaríamos de ver pavimentadas”.
A Junta de Freguesia de Airães, prevê ainda continuar a colaborar com associações locais e dinamizar iniciativas culturais e desportivas. “Este ano tivemos, por exemplo, uma Comissão de Festas que fez uma semana inteira de festa. Tudo isto faz com que Airães seja dinâmica e tenha vida, e é esse o nosso objetivo”, explica.