Na passada quarta-feira, a JSD Felgueiras, levou cerca de 50 jovens do concelho a uma visita com o intuito de dar a conhecer a história do parlamento e as suas competências. O deputado felgueirense, Pedro Melo Lopes, acompanhou o grupo em toda a visita, promovendo um debate acerca dos últimos dados que apontam para a perda de 3,8% da população em Felgueiras na última década.
Na Sala das Sessões, os jovens do concelho apontaram alguns problemas, bem como as suas soluções para que no futuro, em Felgueiras exista a capacidade de fixar os mais jovens e assim contrariar esta tendência.
Numa nota enviada à nossa redação, JSD Felgueiras afirmou que “anotou as preocupações e as soluções que estes jovens deixaram na Sala das Sessões, tentando incutir nos jovens que a política está nas mais pequenas ações que visam melhorar a vida da população”.
A presidente da AE Lixa, Mafalda Mendes, considera que “foi uma visita bastante educativa e diferente das habituais, que nos ajudou a perceber alguns aspetos, relativos à política em Portugal.”. Já a presidente da AE Felgueiras, Maria Brochado, comenta que “a convite da JSD tivemos a oportunidade de visitar a Assembleia da República, um lugar muito importante no nosso país, e através desta visita obtivemos mais conhecimento sobre o passado desta estrutura bem como sobre todos os procedimentos que lá se realizam. Foi um dia bastante enriquecedor pois tivemos oportunidade de ser esclarecidos sobre vários assuntos e simular uma discussão nos mesmos moldes do que assistimos na televisão”.
O presidente da JSD Felgueiras, João Lourenço, refere que “foi muito interessante e enriquecedor esta visita à Assembleia da República. Apesar da distância à casa da democracia, acreditamos que trata-se de uma visita obrigatória para a formação cívica dos jovens felgueirenses e acreditamos que a JSD tem um papel fundamental nesse âmbito.”.