No próximo sábado, dia 7 de dezembro, pelas 14h30, José Mário Sousa apresenta o livro «A “minha” Pensão Albano e o legado de um Pudim» no Café Jardim, espaço do qual é proprietário. A obra retrata memórias da sua infância na histórica Pensão Albano, fundada pelos seus avós, e combina histórias pessoais, cultura e gastronomia. Durante o evento, será ainda apresentado o novo Pudim Rosa, criado em homenagem à sua mãe, Rosa Sousa.
“Eu não escrevia há muitos anos, desde os tempos de estudante, mas comecei a partilhar memórias da minha infância num grupo de Facebook e a reação das pessoas foi tão positiva que acabaram por me empurrar a publicar esses textos num livro”, explica José Mário Sousa. “Nunca imaginei que pudesse vir a publicar um livro, eu é mais bolos. Mas a verdade é que os textos suscitaram algum interesse, e acabei por fazê-lo, algo que me deu muito prazer e muito gozo”.
A obra inclui textos “emotivos e hilariantes”, complementados com fotografias da época. “Há também um texto muito interessante do Carlos Ferreira sobre o início do turismo em Portugal, no princípio do século passado, que contextualiza o empreendedorismo dos meus avós e a importância das pensões naquela época”, acrescenta.
“Como nasci praticamente naquela casa, passei lá os meus primeiros anos e tenho muitas memórias e vivências daquele tempo. A pensão infelizmente já fechou, mas marcou várias gerações de Felgueiras”, explica José Mário Sousa. “Metade de Felgueiras fez lá o seu serviço de casamento, comunhão ou batizado.”
Destacando a relevância histórica e emocional da pensão, sublinha: “Era uma casa extremamente conhecida, tanto pela arte de bem receber como pela gastronomia de excelência. Vinham pessoas de todo o país, inclusive presidentes da República como Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e Mário Soares, sempre com referências ótimas à pensão”.
No livro, o autor reflete sobre “a sociedade dos anos 70 e início dos 80, logo após o 25 de Abril. Acho que é um livro que pode interessar a diversas gerações, tanto aos mais velhos como aos mais novos”.
Outro destaque do evento será a degustação do novo Pudim Rosa. “É um pudim especial, criado em homenagem à minha mãe, a dona Rosa Sousa, fundadora da empresa. Penso que ela vai ficar muito contente com a surpresa”, revela José Mário Sousa, que hoje se dedica precisamente aos pudins, algo que nasceu na Pensão Albano.
O autor sublinha que o livro é também um tributo à família: “A família é o nosso porto de abrigo. Muitas vezes, quando as coisas correm mal, são eles que estão lá para nos apoiar. Este livro é também uma homenagem a essas ligações e à influência que as pessoas mais importantes têm na nossa vida futura, especialmente quando somos crianças e jovens”, conclui.