O movimento cultural Tertúlias Itinerantes, fundado em 2010, reabre as suas atividades culturais em outubro e novembro, com a organização de um festival, com seis iniciativas, naquele concelho.
Trata-se do acontecimento “José Afonso – Festival Balada do Outono”, no ano em que Zeca completaria 90 anos de idade, tendo em conta também que a canção “Balada do Outono” completará 60 anos em 2020.
O festival conta com o apoio de cerca de 20 entidades, entre as quais a Associação José Afonso e do PEN Clube Português. Abre a 5 de Outubro (sábado), pelas 16h00, na Casa-Museu do Pão de Ló, no centro da cidade, com Laborinho Lúcio a moderar a sessão “Zeca: música e poesia”, com os poetas Aurelino Costa, João Rasteiro e Sérgio Almeida.
Durante as seis iniciativas, decorrerão concertos, tertúlias, cinema, exposições, artes plásticas, escrita criativa, apresentação de livros e discos e encontro com alunos e professores.
Além das figuras já mencionadas, passarão também por este festival Rui Pato, Pacheco Pereira, Aurora Gaia, Alice Brito, D. Januário Torgal Ferreira e, entre outros, João Gobern.
Uma grande novidade será a estreia em Portugal e fora do Brasil do documentário “Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns”, que combateu muito corajosamente a ditadura militar brasileira (1964-1985). Esta sessão cultural realiza-se na Escola Secundária de Felgueiras a 23 de novembro, pelas 16h00.
Este movimento cultural foi fundado por José Carlos Pereira, do qual também fazem parte Lília de Castro e Costa, Gonçalo Magalhães e Cristiana José Rodrigues.
A programação do festival será a seguinte (sempre pelas 16h00 e com entrada livre):
5 de outubro (sábado), Casa-Museu do Pão de Ló de Margaride – “Zeca: poesia e música”, com Aurelino Costa, João Rasteiro e Sérgio Almeida. Moderação de Laborinho Lúcio. Conservatório de Música de Felgueiras e o cantor João Vaz.
12 de outubro (sábado), Escola Secundária de Felgueiras –Grupo “Uma Vontade de Música”. Testemunhos do jornalista Alexandre Manuel e de Francisco Melo, entre outros, sobre a vinda de José Afonso a Felgueiras em 1969. Poesia de José Quintela. Inauguração de exposições de artes plásticas, de livros e discos proibidos no Estado Novo e documentos alusivos.
27 de outubro (domingo) – Quinta da Juventude Eventos, Espaços Verdes, Vila da Longra – Grupo musical “Cantarias” e “Zeca vai ao teatro…”, por Cristiana José.
10 de novembro (domingo), Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lagares – Rui Pato, Escola das Artes Macpiremo e, entre outros, Aurora Gaia. Receção de artes plásticas e escrita criativa de alunos das escolas do concelho e de fora, com atuações.
23 de novembro (sábado), Escola Secundária de Felgueiras – Documentário Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns, dirigido por Ricardo Carvalho, alusivo à ditadura militar brasileira. Apresentação do livro D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amado e perseguido, de Evanize Sydom e Marilda Ferri. Intervenções de José Pacheco Pereira e D. Januário Torgal Ferreira. Grupo musical Ludegário, Ludomila e Sónia Sousa.
30 de novembro (sábado) – Casa-Museu do Pão de Ló de Margaride – Apresentação do livro A Noite Passada, de Alice Brito, com apresentação de João Gobern. Música: Associação Berço das Artes.