Uma vez que, de acordo com a decisão tomada pela UEFA no início de maio, a Rússia não participará no grupo C do torneio final do UEFA Women’s EURO 2022, a ocorrer entre os dias 6 e 31 de julho na Inglaterra, Portugal, o adversário da Rússia derrotado nos play-offs, irá substituir a equipa russa.
Adora as competições de futebol feminino? Faça o Betclic app download e junte-se a nós apostando nas melhores equipas do UEFA Women’s EURO 2022 que vem!
A Selecção Nacional de Portugal respondeu ao apelo para comparecer no seu segundo torneio final, cinco anos após a sua estreia.
Aqui estão os jogos do Grupo C a qual Portugal aderiu:
Sábado, dia 9 de julho
Portugal vs Suíça
Quarta-feira, dia 13 de julho
Holanda vs Portugal
Domingo, dia 17 de julho
Suécia vs Portugal
Treinador: Francisco Neto
Nomeado em fevereiro de 2014, assumiu uma equipa que nunca tinha jogado num grande torneio final e está agora a preparar-se para um segundo EURO UEFA Feminino consecutivo. Anteriormente treinador de guarda-redes, chegou após um período de trabalho na Índia, Goa.
Jogadora-chave: Carole Costa
Desde a reforma internacional, a defensora central Costa tornou-se o principal ponto de referência da equipa. A jogadora portuguesa mais bem treinada, e também a fonte de golos ocasionais, tem sido também a chave do sucesso recente do Benfica.
Uma para assistir: Francisca Nazareth
A ‘Kika’ teve um registo prolífico nas equipas juvenis portuguesas e desde a sua estreia sénior em Março de 2020, a adolescente estabeleceu-se na equipa. Jogando mesmo atrás da atacante principal, ela tem um toque mágico na bola.
Táctica
Portugal joga normalmente um 4-3-3, com tácticas consistentes que vão desde o lado sénior até aos níveis juvenis. No entanto, em certas eliminatórias para o Campeonato do Mundo Feminino da FIFA procuraram usar as suas capacidades de defesa num 3-5-2. Dolores Silva é a pivô do meio-campo ao lado de Andreia Norton com talento ofensivo fornecido por Jéssica Silva, Kika Nazareth, Ana Borges e Diana Silva.
Experiência
Portugal tinha muita experiência a jogar com equipas de topo desde a realização da Taça Algarve anual a partir de meados da década de 1990, quando a sua equipa também regressou à competição tendo entrado no primeiro Euro feminino de 1984, mas sem outros durante uma década. No entanto, tendo perdido nos play-offs das edições de 1997 e 2001, não fizeram um torneio final até ao Euro Feminino de 2017.