João Lourenço, de 26 anos, anunciou a sua candidatura à presidência da Juventude Social Democrata (JSD) Distrital do Porto. Natural de Felgueiras, o jovem, que atualmente é presidente da Mesa do Plenário da JSD Felgueiras, apresentou a sua intenção através de um vídeo nas redes sociais, onde destacou o seu percurso ligado ao associativismo e à política, revelando os objetivos da candidatura. As eleições decorrem a 12 de abril.
“Sou candidato a presidente a presidente da JSD Distrital do Porto. Agora é tempo de fazer do Porto, Porto. O Porto não é só um distrito, é uma identidade, uma forma de estar e de viver. O foco e claro: vencer as Autárquicas”, afirmou João Lourenço na sua mensagem de candidatura. O candidato defendeu a necessidade de uma política de proximidade e terreno, sublinhando que a prioridade passa por garantir um maior número de jovens nas eleições de 2025.
No seu discurso, João Lourenço identificou a habitação como uma das principais preocupações da juventude no distrito. “Enquanto um estudante não puder estudar no Porto no ensino superior devido à barreira do alojamento, enquanto um jovem casal não se puder emancipar devido à barreira da habitação, a JSD Distrital do Porto não pode baixar os braços. Queremos um distrito onde viver não seja um luxo. O distrito do Porto deve ser um baluarte contra todos os tipos de centralismo”, declarou.
O candidato referiu ainda que a estrutura distrital deve assumir um papel ativo na luta contra o centralismo e na promoção da coesão territorial. “Não podemos aceitar que o distrito do Porto tenha a segunda região mais rica do país ao mesmo tempo que também tem a segunda região mais pobre do país”, apontou.
Até ao momento, não é certo se haverá mais listas candidatas à liderança da JSD Distrital do Porto. O distrito é composto por 18 concelhos e a eleição vai decidir a nova equipa dirigente da estrutura para os próximos anos.