A Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras acolheu, na passada sexta-feira, dia 3 de janeiro, a oitava edição da Gala do Desporto. No evento foram distinguidos todos aqueles que, ao longo da época desportiva 2023/2024 (ano 2024), desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento e visibilidade do desporto de Felgueiras.
Foram atribuídos, sem processo de candidatura, prémios de Mérito Desportivo a mais de 200 agentes desportivos campeões/campeãs, oriundos de 25 modalidades desportivas: artes marciais/desportos de combate, andebol, atletismo, bilhar, boccia, desporto adaptado, desportos motorizado (automobilismo e karting), enduro BTT, futebol, futsal, karaté, kempo, kickboxing, matraquilhos, motocross, natação artística, natação pura, patinagem artística, pesca desportiva, polo aquático, trail, tiro, vela e voleibol.
Os 35 prémio de Mérito Desportivo Internacional distinguiram os agentes desportivos que representaram a seleção nacional ou estiveram presentes em competições internacionais.
Os vencedores das categorias de candidatura, foram os seguintes:
Associação/Clube do Ano
FOCA – Clube de Natação de Felgueiras
Clube das modalidades aquáticas, com os seguintes destaques: equipa sénior de pólo aquático classificada em lugar de subida para a 1.ª divisão nacional; equipa masculina de natação pura assegurou a manutenção na 1.ª divisão nacional de clubes, com 8 atletas medalhados nos Campeonatos Nacionais de Natação Pura; campeões nacionais de Juvenis (sub-16) de pólo aquático; Campeonato Territorial de Juvenis Masculinos – fase final 3.º lugar ; Liga ANNP – 3.º classificado; vice-campeões territoriais de sub-18 de pólo aquático; 10 atletas nas seleções nacionais nas respetivas modalidades; 30 medalhas em campeonatos nacionais (das quais 9 são de ouro), 211 medalhas em campeonatos regionais (das quais 65 são de ouro) e vários atletas convocados para as seleções regionais e nacionais das respetivas disciplinas aquáticas; equipa de natação artística no pódio do Campeonato Regional de Clubes; medalha de bronze no Campeonato da Europa Absoluto de Natação Pura; 4 finais em Campeonatos da Europa Absolutos de Natação Pura.
Equipa Jovem do Ano
Sub 16 – Pólo Aquático – FOCA Clube de Natação de Felgueiras
Campeã nacional de Juvenis (sub-16) e 3.º lugar no Campeonato Regional de Juvenis. Um título único em Felgueiras, conquistado num escalão onde o pólo aquático nunca tinha conseguido este título.
Equipa Sénior do Ano
Futebol Clube Felgueiras 1932
Subida à Liga 2, devolvendo o futebol do concelho às ligas profissionais de futebol, mais de 20 anos depois, numa época marcante do FC Felgueiras.
Dirigente do Ano
Luís Barbosa – Associação CRCDV 1982
Um diretor com um trabalho exemplar na promoção e comunicação do Varziela, que conquistou muitos admiradores fora de Felgueiras.
Atleta do Ano Feminino
Francisca Martins (Natação Pura) – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras
É, atualmente, das nadadoras mais valiosas da natação portuguesa, detentora dos recordes nacionais seniores e absolutos nas provas de 100m, 200m e 400m Livres. Conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos da Europa Absolutos, feito inédito para Portugal, que só nesses campeonatos conseguiu conquistar a primeira medalha da modalidade no setor feminino. Alcançou também o feito inédito de ser a primeira portuguesa a ter mais do que uma final no mesmo Campeonato da Europa, conseguindo o quarto lugar nos 800m Livres e o sétimo lugar nos 200m Livres. No Campeonato de Europa de piscina curta também fez resultados históricos ao igualar a melhor classificação de sempre de Portugal.
Nomeada para Atleta do Ano pela Federação Portuguesa de Natação. Bateu ainda os recordes nacionais seniores e absolutos dos 200m e 400m Livres em piscina curta e dos 100m Livres em piscina longa. A nível interno foi 7 vezes campeã nacional sénior e absoluta.
Atleta do Ano Masculino
Diogo Pinto (Futebol) – Sporting Clube de Portugal
O guarda-redes de 19 anos esteve em destaque na prova rainha do futebol português, defendendo a baliza do Sporting Clube de Portugal na final da competição. Diogo Pinto foi também chamado várias vezes por Rúben Amorim, ex-treinador do clube, para a equipa principal, tendo ainda sido convocado para as competições europeias.
Atleta internacional sub-20 por Portugal, integrou a comitiva campeã nacional da Primeira Liga de futebol profissional, em representação do Sporting Clube de Portugal.
Treinador/a do Ano
Carlos Mendes (Atletismo) – União Desportiva de Várzea
Um homem dedicado ao atletismo, aos atletas e a Felgueiras, que refletem de forma evidente o trabalho na formação de jovens valores do atletismo nacional. O seu trabalho tem sido inspiração para todos, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova geração de atletas e cidadãos com valores no atletismo nacional. Felgueiras é dos principais clubes de formação de jovens atletas, e este sucesso em muito se deve ao desde sempre treinador Carlos Mendes. Treinador com dois atletas no Campeonato da Europa, é detentor de mais de 250 medalhas em Regionais e Nacionais e treinador dos melhores atletas nacionais.
Atleta Jovem do Ano Feminino
Mariana Castro (Kempo) – Núcleo Amador de Idães
Campeã regional e campeã nacional na seguintes categorias: -54kg Semi Kempo, Light Kempo, Full Kempo e Submission. A nível internacional esteve presente no Nordic Open Kempo, feito que a levou a ser premiada como a melhor atleta júnior da competição.
Atleta Jovem do Ano Masculino
Duarte Pinto (Pólo Aquático) – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras
Atleta campeão nacional de Juvenis (sub-16), onde foi distinguido como melhor marcador na fase final do Campeonato Nacional de Juvenis. Integrou ainda a equipa de Juniores, no Campeonato Nacional, onde foi o segundo melhor marcador da fase final da competição. Foi ainda chamado à equipa principal de pólo aquático, mesmo sendo da categoria Juvenil.
Atleta do Ano de Desporto Adaptado
Fernando Pinto (Vela – Hansa) – Clube Naval Povoense
Participou no Campeonato do Mundo de Hansa 303. No regresso à competição da classe Hansa, englobada no estágio da Seleção Nacional de Vela Adaptada, o atleta do Naval Povoense conseguiu uma prestação que o colocou no Mundial da modalidade. Campeão regional Norte Hansa 303 duplo; vice-campeão nacional absoluto Hansa 303 individual; 3.º lugar no Campeonato Nacional classe Hansa 303 individual; participação no Campeonato do Mundo RS Venture, ficando em 6.º lugar na classe “inclusivo”.
Atleta do Ano de Desporto Escolar
Ana Vieira (Natação) – Escola Secundária de Felgueiras
Uma aluna de mérito académico, representou com excelência a Escola Secundária de Felgueiras na modalidade de natação, no âmbito do programa de Desporto Escolar, com destaque para os seguintes resultados: campeã nacional nos 50 e 100 metros Livres, vice-campeã nacional nos 200 metros Livres e campeã mundial nos 100 e 200 metros Livres, juntando ainda o título de vice-campeã mundial na estafeta de 4×100 metros Livres.
Os prémios de homenagem da 8.ª edição foram os seguintes:
Figura Desportiva
Carlos Pedro Sousa ( FC Felgueiras) – “Pintassilgo”
Jogador de futebol nascido na década de 80 em Felgueiras, terra onde nasceu e vive. Formado no Futebol Clube de Felgueiras, onde jogou nos escalões de formação e assinou o primeiro contrato profissional de futebol. Um felgueirense que esteve nos principais palcos do futebol, com passagem por clubes nacionais como Vitória S. C., Portimonense, Moreirense, Arouca, Covilhã, Varzim e pelo Pandurii da Roménia, disputando as ligas profissionais de futebol e a Liga Europa.
Uma carreia assinalável, que terminou como jogador novamente no Futebol Clube de Felgueiras, na época 2020/2021, iniciando na época seguinte as funções de treinador adjunto do clube. Nunca negou ou abdicou dos seus sentimentos especiais que o ligam ao Felgueiras e tornou-se um carismático felgueirense e um embaixador do futebol da cidade.
Homenagem Carreira
Artur Costa (FC Lixa)
Durante mais de 20 anos, esteve ligado ao Futebol Clube da Lixa, com diversas funções, desde jogador, a diretor desportivo, a treinador ou dirigente.
Na época 1972/1973, iniciou como jogador nos Juniores, passando a jogador da equipa sénior, mas uma lesão no joelho levou ao término da sua carreira como jogador na época 1978/1979. Surge depois em 1982/83 como diretor desportivo, passando por treinador dos Juniores e depois dos Seniores do clube do seu coração. Como treinador, esteve ligado à subida do FC Lixa à 3ª Divisão Nacional em 1992/1993, tendo terminado no cargo de diretor em 2007/2008.
Um homem dedicado à terra que o viu nascer e onde sempre viveu, e que se destaca pela sua dedicação em prol do desenvolvimento do Futebol Clube da Lixa, com uma marca muito significativa no desporto da cidade.