A Variante de Cabeça de Porca, em Felgueiras, foi inaugurada esta sexta-feira, 3 de outubro, ficando a partir de agora aberta à circulação. A nova ligação rodoviária está integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de 12,5 milhões de euros. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.
Este novo troço, de 4,7 quilómetros. atua como variante à EN101 e EN207, estabelecendo ligação direta entre a A42 e a A11 (nó de Felgueiras).
O projeto retira tráfego pesado do centro urbano, melhora o acesso direto à zona industrial e contribui para: a redução dos impactes ambientais, a melhoria da mobilidade urbana, o aumento da segurança rodoviária e, de forma mais abrangente, o reforço da qualidade de vida, da competitividade empresarial e da coesão territorial.
A empreitada incluiu ainda a reformulação da rotunda entre a A42 e a EN101, a construção de uma nova rotunda na EN207, uma passagem superior, uma passagem inferior e uma passagem agrícola.