A cerimónia de abertura oficial do percurso “Levadas de Jugueiros” realiza-se no próximo dia 6 de abril pelas 8h30. A cerimónia realiza-se no lugar do Assento, freguesia de Jugueiros, e vai começar com a apresentação de um documentário dedicado ao novo percurso. Após a projeção do vídeo, os participantes inscritos vão poder contactar diretamente com todo o património natural e cultural que lhes foi apresentado, numa caminhada de 8 km, com regresso ao local de partida.
A obra a inaugurar conjuga a preservação e valorização do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuindo para fortalecer a oferta turística local.
A intervenção tem uma forte componente de obra de recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental de interesse coletivo e seu apetrechamento, incluindo obras e equipamentos associados à preservação de património imaterial e à utilização turística, mas também a produção de material documental e divulgação, de registo videográfico e promocional.
A concretização do projeto “Levadas de Jugueiros” teve um custo de aproximadamente 200 mil euros, 80% comparticipado por fundos comunitários.
As Levadas de Jugueiros são um convite para uma caminhada plena de beleza e encanto. As quedas de água, as cascatas, a biodiversidade, e os valiosos legados do período medieval, representam alguns dos tesouros, que podem ser encontrados ao longo deste trajeto.
Do património cultural e natural, que marca todo o caminho, destacam-se as levadas, os moinhos, a calçada das barrias e a ponte medieval de Travassós.
Serão considerados como participantes os que estavam inscritos para a data inicial da inauguração, que foi adiada devido às condições climatéricas. Só haverá novas inscrições no caso de haver muitas desistências.