A Rubeas é a nova marca de calçado felgueirense. Criada pelas irmãs Rute e Beatriz Mesquita, e produzida na fábrica Segura Sic, a Rubeas pretende marcar pelo seu alto nível de sustentabilidade, e inspirar uma mudança positiva no setor da moda.
Demonstrando a forte ligação a Felgueiras, o nome escolhido para a marca, “Rubeas”, deriva de “felgaria”, um termo que descreve o terreno coberto de fetos que se tornam avermelhados quando secos (rubeas).
A preocupação com o ambiente é evidente nos materiais e técnicas utilizados. Com o apoio dos pais, Rute e Beatriz transformaram a fábrica num “centro de inovação ecológica, pretendendo causar um impacto duradouro não só nos pés das pessoas, mas também nos corações daqueles que partilham a sua paixão pela sustentabilidade”, lê-se numa nota enviada à nossa redação. As duas esperam inspirar outros a adotarem práticas sustentáveis através do seu exemplo.
Utilizando materiais reciclados, naturais e técnicas de produção eco-friendly, o calçado Rubeas não só é confortável, como também ajuda a preservar o planeta sem comprometer o estilo. Por exemplo, um dos modelos de calçado em destaque é produzido “sem o uso de cola e produtos químicos, utilizando métodos de produção inovadores”.
O conceito da marca é a combinação do estilo casual e barefoot, sendo que a Rubeas utiliza uma gama diversificada de materiais sustentáveis na produção do seu calçado, desde linho reciclado a bambu, cortiça, pele vegetal ou borracha natural, todos escolhidos pelas suas propriedades ecológicas e menor impacto ambiental.
A sustentabilidade está também presente nas embalagens, que contêm fibra de coco, garantindo que são tanto resistentes quanto amigas do ambiente.
Os modelos de calçado da Rubeas são nomeados em homenagem à flora local, havendo modelos com nomes tais como Aloe (Babosa) ou Adam’s Rib (Costela-de-adão), reforçando a identidade regional e a celebração da biodiversidade de Felgueiras.
Registada na Europa, a marca fortalece a confiança dos consumidores na qualidade e autenticidade dos seus produtos.