A indústria portuguesa de calçado está a destacar-se no panorama internacional. Entre janeiro e abril de 2025, Portugal exportou 26 milhões de pares de calçado, atingindo os 576 milhões de euros em vendas ao exterior — um crescimento de 6,2% face ao mesmo período de 2024. Este desempenho coloca o setor nacional muito acima dos seus principais concorrentes europeus: Espanha estabilizou as exportações e Itália registou uma quebra de 4,1%.
A nível europeu, o crescimento médio situou-se nos 2,8%, o que faz do calçado português o mais dinâmico do continente neste início de ano.
“Num ano de grande indefinição como este, o facto de as empresas portuguesas investirem de forma contínua em tecnologia de ponta, o que lhes permite responder de forma célere ao mercado, é uma mais-valia inquestionável”, afirmou Luís Onofre, presidente da APICCAPS. E acrescenta: “Os investimentos que temos em curso, no âmbito do PRR, na ordem dos 100 milhões de euros seguem essa linha de raciocínio”.
A nível mundial, a conjuntura revela-se instável. A China, que produz mais de 50% do calçado a nível global, viu as suas exportações recuarem 8,3% até maio. A Turquia caiu 14,6%, enquanto Indonésia e Vietname aumentaram respetivamente 143% e 12,9%.
Luís Onofre alerta para os riscos geopolíticos: “Para além dos dois cenários de guerra a nível internacional, a crescente tensão geopolítica é uma grande preocupação”. Segundo o responsável, “o mundo empresarial está em suspense, pelo menos até 1 de agosto, para perceber as consequências de um novo posicionamento tarifário”. Por isso, conclui, “ainda que o mercado americano seja uma grande prioridade para o calçado português, estamos igualmente a investir noutras geografias”.
Uma dessas apostas recai sobre a Coreia do Sul. De 15 a 17 de julho, onze empresas portuguesas vão participar no Portuguese Shoes Showcase, em Seoul, numa ação promovida pela APICCAPS, em parceria com a AICEP e com o apoio do COMPETE 2030.
“Ainda que possa parecer, à vista desarmada, um mercado pouco natural para o calçado português, numa análise mais aprofundada perfila-se como uma excelente oportunidade”, referiu Luís Onofre.
Segundo o World Footwear Yearbook, a Coreia do Sul importa mais de 250 milhões de pares de calçado por ano, principalmente da China (com uma quota de 71‰), do Vietname (17‰) e da Indonésia (7‰). Com uma população de 52 milhões de habitantes e um PIB per capita de 32 250 dólares, “a Coreia do Sul merece uma avaliação mais atenta dos empresários portugueses”, concluiu o presidente da APICCAPS.