O setor do calçado italiano registou uma queda significativa no volume de negócios durante a primeira metade do ano, com uma descida de 9,1%, segundo os dados divulgados pela Assocalzaturifici, a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado. As exportações caíram 8,5% em valor e 6,8% em volume nos primeiros cinco meses do ano, e a produção industrial também sofreu uma redução de 19,5%.
Giovanna Ceolini, presidente da Associação Italiana de Fabricantes de Calçado, considera que “a fase de fraca procura, agravada por uma menor propensão ao consumo, a desaceleração de várias economias (não apenas a China) e a incerteza decorrente da turbulência geopolítica em diferentes partes do mundo, afetaram significativamente as encomendas, inclusive no segmento de luxo.”
O comércio externo foi o mais afetado. “As exportações são aquilo que tem sido mais afetado”, explicou Ceolini, “apesar de tradicionalmente representarem a força motriz do setor, uma vez que 85% dos sapatos produzidos em Itália são vendidos fora do país. O saldo comercial do setor ainda teve um excedente de 2,34 mil milhões de euros, mas esta queda nas vendas externas representa uma diminuição”.
No que toca ao emprego, a situação é preocupante. O número de fábricas de calçado diminuiu, com menos 107 empresas a operar e uma perda de 2.359 trabalhadores desde o final de 2023. A utilização de apoios salariais aumentou drasticamente, com as horas de trabalho suspensas no âmbito do regime de layoff a crescerem 138,5% no setor do couro.
Os empresários do setor mantêm o pessimismo em relação ao futuro próximo. De acordo com uma sondagem da Assocalzaturifici, 56% dos inquiridos preveem uma queda no volume de negócios no terceiro trimestre de 2024.
Esta informação foi divulgada pela Assocalzaturifici, a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado, dias antes do arranque da MICAM, a principal feira internacional de calçado, e da Lineapelle, a maior feira de componentes para calçado, que vão decorrer em Milão, respetivamente, de 15 a 17 de setembro e de 17 a 19 de setembro.