Na passada sexta feira investigadores do projeto europeu Design4circle estiveram em Felgueiras para trabalharem numa nova abordagem de formação assente no ecodesign (design ecológico). Os parceiros do projeto Design4circle, de 5 países diferentes, estão a trabalhar no desenvolvimento de ferramentas didáticas que permitam preparar os designers com as competências e conhecimentos adequados para o design ecológico.
Pretende-se com este projeto motivar os designers a criar produtos que reduzam o impacto ambiental, durante o ciclo de vida do produto e desenvolvam negócios novos e inovadores, dentro dos princípios da economia circular.
Nesta visita a Portugal os parceiros do projeto tomaram conhecimento sobre o setor do calçado e visitaram 2 empresas em Felgueiras. Uma empresa de solas – a ISI Soles, e uma empresa de calçado – a Carité. Ficaram a conhecer os projetos que ambas as empresas têm em mãos na área da sustentabilidade.
A Carité e a ISI Soles são duas empresas certificadas pela Norma ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental). São dois excelentes exemplos do caminho que o Setor está a fazer em matéria de sustentabilidade.
A Carité adota princípios de produção sustentável e utiliza a ecoeficiência como referência para todas as operações realizadas na fábrica. Nesta área, a Carité lançou uma linha de produtos Free of Plastic com a sua marca TENTOES.
Por outro lado, a ISI Soles que adota princípios de produção sustentável e utiliza a ecoeficiência como referência para todas as operações realizadas na fábrica. A preocupação ambiental começa com o design do produto.
Nesta área, o ISI produz solas de TPU de base biológica. Esse tipo de produção reduz o consumo de materiais derivados de fontes fósseis, além de reduzir as emissões de CO2. A ISI Soles também produzem solas de TPU biodegradável que atendem às normas europeias EN 13432 e EN14995, com solas em decomposição pelo menos 90% após 6 meses. A ISI também desenvolveu uma linha de solas veganas, que se destaca, por um lado, por não conter nenhum produto de origem animal, e por outro lado, foi concebido em matéria-prima reciclada através da incorporação de 95% de resíduos do processo de injeção no ciclo de produção, criando uma economia circular.