Indústria de calçado de Felgueiras é exemplo para investigadores europeus no design ecológico

Projeto europeu Design4circle esteve em duas fábricas de Felgueiras para tomarem conhecimento das melhores práticas do setor do calçado ao nível da sustentabilidade.
design ecológico

Na passada sexta feira investigadores do projeto europeu Design4circle estiveram em Felgueiras para trabalharem numa nova abordagem de formação assente no ecodesign (design ecológico). Os parceiros do projeto Design4circle, de 5 países diferentes, estão a trabalhar no desenvolvimento de ferramentas didáticas que permitam preparar os designers com as competências e conhecimentos adequados para o design ecológico.
Pretende-se com este projeto motivar os designers a criar produtos que reduzam o impacto ambiental, durante o ciclo de vida do produto e desenvolvam negócios novos e inovadores, dentro dos princípios da economia circular.

Nesta visita a Portugal os parceiros do projeto tomaram conhecimento sobre o setor do calçado e visitaram 2 empresas em Felgueiras. Uma empresa de solas – a ISI Soles, e uma empresa de calçado – a Carité. Ficaram a conhecer os projetos que ambas as empresas têm em mãos na área da sustentabilidade.
A Carité e a ISI Soles são duas empresas certificadas pela Norma ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental). São dois excelentes exemplos do caminho que o Setor está a fazer em matéria de sustentabilidade.

A Carité adota princípios de produção sustentável e utiliza a ecoeficiência como referência para todas as operações realizadas na fábrica. Nesta área, a Carité lançou uma linha de produtos Free of Plastic com a sua marca TENTOES.

Por outro lado, a ISI Soles que adota princípios de produção sustentável e utiliza a ecoeficiência como referência para todas as operações realizadas na fábrica. A preocupação ambiental começa com o design do produto.
Nesta área, o ISI produz solas de TPU de base biológica. Esse tipo de produção reduz o consumo de materiais derivados de fontes fósseis, além de reduzir as emissões de CO2. A ISI Soles também produzem solas de TPU biodegradável que atendem às normas europeias EN 13432 e EN14995, com solas em decomposição pelo menos 90% após 6 meses. A ISI também desenvolveu uma linha de solas veganas, que se destaca, por um lado, por não conter nenhum produto de origem animal, e por outro lado, foi concebido em matéria-prima reciclada através da incorporação de 95% de resíduos do processo de injeção no ciclo de produção, criando uma economia circular.

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

felgueiras magazine Logo

Pub

WEBSITES A PARTIR DE 25€ POR MÊS!

Se a sua empresa não está no Google, está a perder clientes todos os dias.

Contacte já a Login e aproveite esta promoção!

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.