Vários incêndios deflagraram em Felgueiras nos últimos dias, mobilizando dezenas de operacionais, viaturas e meios aéreos.
Esta manhã, na Lixa, um incêndio numa zona de mato levou à mobilização de 17 operacionais e 3 viaturas, com o apoio de um meio aéreo. O alerta foi dado às 10h49 e as equipas estão atualmente no local a combater as chamas.
Entretanto, em Idães, os bombeiros continuam em ação no combate a um incêndio que deflagrou durante a madrugada. O alerta foi recebido pelas autoridades às 06h45. No local, permanecem 15 operacionais e 5 viaturas empenhados em conter as chamas e minimizar os danos.
Esta manhã foi dado como dominado um incêndio que começou na noite de ontem em Lagares. A operação envolveu 21 operacionais e 7 viaturas.
Os incêndios têm mobilizado esforços significativos das forças de proteção civil, numa resposta rápida e coordenada para proteger a população e os bens da região.
Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até às 23h59 de quinta-feira, dia 19 de setembro. Este alerta surge face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que classificou o risco de incêndio como Elevado, Muito Elevado e Máximo em grande parte do território.
No âmbito da situação de alerta, estão em vigor medidas preventivas, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a suspensão de queimadas e a realização de trabalhos agrícolas e florestais com maquinaria, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.