Os incêndios mantêm-se ativos no concelho de Felgueiras, com várias ocorrências registadas até ao momento.
Às 9h00, um foco de incêndio foi detetado em Jugueiros, numa zona de mato, que mobiliza neste momento 10 operacionais e quatro viaturas.
Pelas 13h45 surgiu um novo alerta de incêndio, também em zona de mato, desta vez na freguesia de Penacova, que tem atualmente no terreno 15 operacionais e 6 viaturas.
Às 11h45, foi dado o alerta para um incêndio em zona de mato na União de Freguesias de Torrados e Sousa, onde se encontram nove operacionais e quatro viaturas. Este incêndio está agora em fase de conclusão, com a ocorrência extinta e sob observação.
Além destes, o incêndio na Lixa, que envolve 11 operacionais e três viaturas, encontra-se agora em estado de resolução, sem perigo de propagação.
A população tem-se mostrado solidária com as corporações de bombeiros locais, e os Bombeiros Voluntários da Lixa agradecem à generosidade, apelando, no entanto, a que “não tragam mais águas, já não temos capacidade de armazenamento. Façam doações de alimentos de absorção rápida, e com validade prolongada para evitar desperdício. Agradecemos o espírito solidário e apoio de toda a comunidade aos nossos Bombeiros”.
Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até às 23h59 de quinta-feira, dia 19 de setembro. Este alerta surge face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que classificou o risco de incêndio como Elevado, Muito Elevado e Máximo em grande parte do território.
No âmbito da situação de alerta, estão em vigor medidas preventivas, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a suspensão de queimadas e a realização de trabalhos agrícolas e florestais com maquinaria, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.