Um novo incêndio deflagrou na noite de ontem, dia 17 de setembro, nas freguesias de Sendim e Silvares S. Martinho (Fafe). De acordo com o que conseguimos apurar, as chamas chegaram a estar próximas de algumas habitações, causando apreensão nos moradores.
O alerta foi dado às 22h35 e, desde então, as forças de combate têm trabalhado para conter as chamas. No local estiveram 35 operacionais e 14 viaturas.
Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até às 23h59 de quinta-feira, dia 19 de setembro. Este alerta surge face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que classificou o risco de incêndio como Elevado, Muito Elevado e Máximo em grande parte do território.
No âmbito da situação de alerta, estão em vigor medidas preventivas, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a suspensão de queimadas e a realização de trabalhos agrícolas e florestais com maquinaria, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.