Felgueiras inaugurou no passado domingo, dia 8 de abril, o Percurso PR3 FLG “Levadas de Jugueiros”, um evento que contou com a participação de mais de 160 caminheiros.
Para Hugo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Jugueiros, trata-se de um momento “importante e histórico para a freguesia, que recebe todos os fins de semana centenas de pessoas e grupos de vários pontos do país”, notando-se já “um fluxo significativo durante a semana”. O autarca destaca que “este investimento feito no percurso das Levadas de Jugueiros permite dotar o trilho de mais segurança e comodidade a todos os jugueirenses e a quem nos visita”.
A crescente afluência de visitantes, acrescenta, tem um impacto positivo na economia local. “Esta afluência permite levar o nome de Jugueiros pelo país fora e trazer também mais movimento e receitas aos nossos comerciantes”, referiu o presidente da Junta de Fregueisa de Jugueiros, agradecendo “a colaboração de todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para que este percurso fosse hoje uma realidade e um sucesso”.
Hugo Pinto sublinhou ainda que “estamos atentos a todos os pormenores, pois irá existir num curto e longo prazo a necessidade de continuar a retificar mais zonas devido ao seu fluxo, para garantirmos que todos possam usufruir do trilho sempre nas melhores condições de segurança”.
A concretização do projeto “Levadas de Jugueiros” teve um custo de aproximadamente 200 mil euros, 80% comparticipado por fundos comunitários. O promotor do projeto é o Município de Felgueiras, tendo estabelecido acordos de cooperação com a Junta de Freguesia de Jugueiros, a Associação da Casa do Povo de Jugueiros e a Salta Fronteiras Associação, bem como acordos com os consortes das Levadas e outros particulares para cedência de passagem e de ocupação de equipamentos.
O PR3 FLG “Levadas de Jugueiros”, já homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é um convite para uma caminhada plena de beleza e encanto. Ao longo do percurso terá a oportunidade de observar uma paisagem sublime repleta de detalhes. As quedas de água, as cascatas, a biodiversidade, e os valiosos legados do período medieval, representam alguns dos tesouros, que podem ser encontrados ao longo deste trajeto.
Do património cultural e natural, que marca todo o caminho, destacam-se as levadas, os moinhos, a calçada das barrias e a ponte medieval de Travassós.