fbpx

Hipermercados vs Comércio Local: a injustiça de um combate desleal.

“Um hipermercado pode estar aberto nos próximos dois fins de semana, e até fazer uma promoção de 50% de desconto em brinquedos para o Natal. Mas a loja de comércio tradicional, que se dedica à venda de brinquedos, não vai receber clientes!”. É concorrência desleal com o comércio local. E até há soluções!
opinião - Pedro Fonseca

O Governo decretou recolher obrigatório e proibição de circulação ao fim de semana a partir das 13h00 em 121 concelhos, entre os quais Felgueiras. É uma das medidas para combater a pandemia. Contudo, há exceções, e a população pode sair de casa para, por exemplo, comprar bens essenciais: ir à farmácia, à padaria, ou ir às compras a um hipermercado.

Mas, os hipermercados não vendem apenas “bens essenciais”: vendem brinquedos, perfumes, roupa ou sapatos.

Um hipermercado pode estar aberto nos próximos dois fins de semana, e até fazer uma promoção de 50% de desconto em brinquedos para o Natal. Mas a loja de comércio tradicional, que se dedica à venda de brinquedos, não vai receber clientes!

Muitos hipermercados, que vão estar abertos nos próximos dois fins de semana, vendem roupa, e até podem fazer promoções. Mas a loja de comércio tradicional, que também vende roupa, não vai receber clientes!

O que vai acontecer nos próximos dois fins de semana não é justo. É concorrência desleal!

Em resumo: os pequenos nunca têm voz e sofrem as consequências. O comércio e serviços locais e tradicionais têm sofrido como ninguém os efeitos económicos da pandemia. Pior só a restauração e alojamento.

E até há soluções. Em França, o primeiro-ministro Jean Castex, face a um novo confinamento nacional motivado pela pandemia, anunciou recentemente que que as grandes superfícies comerciais francesas não vão poder vender bens não essenciais. É uma medida para evitar a competição desleal entre as grandes superfícies e o comércio local.

Apelo ao nosso primeiro-ministro, António Costa, que governe para todos os portugueses e siga, por exemplo, as boas práticas de França. Não governe apenas para os grandes, pense nos pequenos também!

Pedro Fonseca, Mestre em Economia e diretor do Felgueiras Magazine.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub