A parceria entre a Sociedade dos Vinhos Borges, que tem quintas no concelho de Felgueiras, e a cadeia de supermercados Mercadona tem vindo a fortalecer-se desde 2019, trazendo vinhos de qualidade à garrafeira da Mercadona e impulsionando a economia local. Esta colaboração resultou em cinco produtos exclusivos, incluindo o Vinho Verde Castelo de Moinhos.
A Vinhos Borges possui quintas em várias regiões de Portugal, mas é na região dos Vinhos Verdes, localizada no noroeste do país, que encontramos a Quinta do Ôro, em Pinheiro, Felgueiras. É nessa quinta que são cultivadas as uvas que dão origem ao Vinho Verde Castelo de Moinhos, um vinho característico pela sua frescura e acidez.
Portugal é conhecido pela sua qualidade e variedade de vinhos e regiões vitivinícolas, entre elas a região dos Vinhos Verdes, situada no noroeste do país, onde se produzem vinhos frescos e vibrantes cujo consumo se realiza maioritariamente nas alturas quentes do ano. Estes vinhos são conhecidos por serem leves, com baixo teor alcoólico, e com um elevado nível de acidez e sensação de frescura, que se deve especialmente ao chamado efeito agulha, uma sensação causada por bolhas gasosas que derivam do dióxido de carbono e calor gerados no processo de fermentação. A acidez deste vinho está diretamente associada à qualidade da uva e “nota-se, desde logo, ao provar a uva diretamente do cacho. É a partir dessa acidez que se cria na boca a sensação de frescura, mas é também a acidez que confere alguma longevidade ao vinho”, refere Gil Frias da Sociedade dos Vinhos Borges.
O processo de produção desses vinhos começa na vinha, com a colheita das uvas no ponto ideal de maturação. A fermentação ocorre geralmente em tanques de aço inoxidável, preservando os sabores e aromas naturais das uvas.
A Mercadona procura “manter uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, garantindo relações a longo prazo com os nossos fornecedores, promovidas através da estabilidade, do diálogo, da produtividade e da planificação, com o objetivo de um crescimento partilhado e sustentável“, afirma um comunicado da Mercadona. Essa parceria com a Sociedade dos Vinhos Borges, que se iniciou em 2019, “tem vindo a crescer e a solidificar-se com o aumento de supermercados no país. A Sociedade dos Vinhos Borges é também um motor social e económico da Região ao ter parcerias com dezenas de agricultores locais aos quais compra as uvas para a produção dos diversos vinhos, assente num modelo de estabilidade e compromisso”, lê-se.