A TUSA – Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras volta a organizar o FelTunas – Festival de Tunas Académicas “Cidade de Felgueiras”, que decorre nos dias 29 e 30 de maio em vários espaços da cidade.
O festival, que chega este ano à sua 15.ª edição, reunirá tunas académicas de diferentes regiões do país, promovendo a música, a cultura universitária e o convívio entre estudantes e comunidade local.
“Nos dias 29 e 30 de maio todos os caminhos vão dar a Felgueiras”, refere a organização.
As atividades arrancam no dia 29 de maio com a receção às tunas convidadas e jantar académico. Às 22h00 realizam-se as tradicionais serenatas nos Paços do Concelho, num momento musical aberto ao público e de entrada gratuita.
A noite continua depois com a habitual noite académica.
No dia 30 de maio, o programa inclui uma visita ao Museu do Pão de Ló e ao espaço “Passado, Presente e Futuro”, seguindo-se o “Cantaskas”, iniciativa em que as tunas percorrem ruas e estabelecimentos comerciais da cidade, levando música e animação diretamente à população.
O ponto alto do festival está marcado para as 21h00 de sexta-feira, com o Festival em Palco, que decorrerá no Teatro Fonseca Moreira, em Felgueiras.
A concurso estarão a TAUP – Tuna Académica da Universidade Portucalense, IN’VINUS TUNA – Tuna Masculina da ESAC T, TAUFP – Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa e a INCOGNITUNA – Tuna Académica Masculina da E.S.S.V.A.
O festival contará ainda com a presença extraconcurso da AVENTUNA – Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras.
Segundo a organização, o FelTunas pretende continuar a afirmar-se como um dos principais eventos académicos da região, reforçando a ligação entre a comunidade académica e a cidade de Felgueiras.
Fundada no ano 2000, a TUSA tem participado em diversos festivais nacionais e assume um papel ativo na dinamização cultural ligada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras e ao Politécnico do Porto.
