As encomendas estão de volta às fábricas de calçado. As fábricas do setor atravessam, neste momento, um pico de trabalho. Os avanços no processo de vacinação contra a Covid-19 na Europa e o clima de otimismo na economia e consumidores estão a dinamizar o setor da moda e do calçado.
Nas últimas semanas têm-se multiplicado os anúncios de emprego para o setor de produção. Para fazer face ao elevado número de encomendas, as fábricas do setor do calçado estão a voltar a contratar, mas a tarefa tem sido difícil. “A contratação de operadores especializados no calçado está a ser difícil. O sector está neste momento a passar por um pico de trabalho estando muitas empresas a contratar, portanto a oferta de trabalho excede claramente a procura neste momento”, disse um empresário do setor do calçado ao Felgueiras Magazine. “Neste momento já estamos à procura de trabalhadores sem experiência. Entramos em contacto com o IEFP para nos encaminhar trabalhadores, e apesar dos esforços deles, continuamos com imensa falta de pessoal”, acrescentou.
Um responsável pelos recursos humanos de uma outra fábrica de calçado adiantou ao Felgueiras Magazine que a empresa tem 15 vagas abertas para o setor da produção, mas não está a ser fácil preencher essas vagas. “Estamos a fazer entrevistas, mas a maior parte dos entrevistados acaba por não querer ficar: ou porque é longe, ou porque a empresa não oferece transporte, ou até porque já estão a receber o subsídio de emprego e preferem assim continuar”, disse, sublinhando a preocupação da empresa em cumprir os prazos de entrega de encomendas.
Desemprego baixa em Felgueiras!
Em abril deste ano havia menos 224 pessoas inscritas no Centro de Emprego de Felgueiras face ao mês de março, uma diminuição de 8,4%. Desde o início da pandemia, abril de 2021 foi o mês que registou a maior descida no número de inscritos no Centro de Emprego de Felgueiras.
Comparando o mês de abril deste ano com o mês de março de 2020 (início da pandemia), verifica-se, contudo, um aumento de 352 pessoas inscritas no Centro de Emprego de Felgueiras, o que corresponde a um crescimento de 16,8% de inscritos neste período.