fbpx

Pub

o seu negócio merece uma loja online (2)

Grandes marcas trocam produção de calçado na Ásia por Felgueiras

As dificuldades logísticas, a subida dos custos de transporte e a tendência para cadeias de abastecimento mais curtas fizeram disparar a procura da indústria portuguesa para a produção de calçado desportivo.
sneakers

As grandes marcas de calçado desportivo estão a trocar a produção no mercado asiático pelo português. O balanço foi feito pelo presidente da Associação Portuguesa Indústria de Calçado e Componentes Artigos Pele Sucedâneos (APICCAPS) ao jornal Eco.

Luís Onofre, presidente da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, citado pelo Eco, afirma que a procura das grandes marcas europeias e americanas pelo mercado português tem sido “brutal”, e que se tem feito sentir “sobretudo na zona de Felgueiras, que está especializada neste tipo de produção”, notando-se uma “deslocalização nítida da China e de outros países asiáticos”.

Segundo o presidente da APICCAPS, as “dificuldades logísticas”, a “subida dos custos de transporte” e a “tendência para cadeias de abastecimento mais curtas”, estão entre os motivos principais para esta escolha, salientando que “os custos que acarretam são enormíssimos e compensa produzir na Europa”. Quanto à procura por Portugal, Luís Onofre referiu que esta se deve à “qualidade”, à “rapidez da entrega”, e às “circunstâncias atuais”, uma vez que, hoje em dia “os prazos para as entregas têm de ser mais curtos e cada vez mais a moda é efémera. E Portugal consegue fazer tanto séries pequenas como grandes produções”.

Também em declarações ao jornal Eco, João Pinto, responsável do departamento comercial da fábrica de calçado Joséli, confirmou que “há muitas marcas grandes, key players, que no último ano procuraram Portugal, movendo as suas produções da China, do Vietname e da Índia. Ou tentaram. Uns conseguiram, outros não. É um dos motivos pelo qual a maior parte das empresas está lotada e tem a capacidade produtiva preenchida a 100%, sobretudo aqui na zona de Felgueiras”. “Ao virem para Portugal e encherem o mercado de trabalho, isso afetou os fornecedores [das fábricas] que não conseguem entregar os produtos a tempo”, afirma.

joseli

Entre as consequências sentidas, João Pinto destaca a triplicação dos “prazos de entrega, mesmo que cerca de 80% dos materiais utilizados sejam comprados em Portugal”, e esclarece “até podemos ter mais encomendas, mas só conseguimos produzi-las passados três ou quatro meses devido a estes problemas de escassez e aumentos dos preços das matérias-primas”, como solas, borrachas ou termoplásticos. João Pinto acrescenta ainda a dúvida de que “esta seja uma procura por duas ou três estações e depois, quando as coisas voltarem ao normal, esses clientes voltem para os países onde produziam anteriormente”. Com o disparo da procura estrangeira, a subcontratação no país tornou-se mais cara. “Para colmatar este problema e reduzir a dependência externa”, a estratégia da empresa felgueirense passou pela compra de duas empresas de costura em Felgueiras e em Guimarães, subindo assim o efetivo de 180 para 240 pessoas.

Facebook
Email
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recomendado Para si

Breves de Felgueiras

OFERTAS DE EMPREGO

No Content Available

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub