fbpx

Governo anuncia novas medidas de combate à pandemia

No dia 1 de dezembro, Portugal entra em situação de calamidade. A semana de 2 a 9 de janeiro será marcada pela contenção de contactos.
António Costa decreta dever de permanência no domicílio para o concelho de Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira as novas decisões que abrangem o período de Natal e que preparam o inverno, que tem como objetivo evitar o agravamento da situação epidemiológica em Portugal.

Significa isto que o país vai voltar a adotar medidas gerais para controlar a pandemia, entre as quais o uso de máscara em ambientes fechados e eventos públicos, e medidas setoriais, como o teletrabalho sempre que possível.  Além disso, foi recomendado o reforço com a terceira dose da vacina contra a covid-19, “naquele que deve ser um processo rápido e eficaz”, disse o primeiro-ministro.

António Costa afirmou que “estamos francamente melhor do que estávamos há um ano atrás”, e por isso “é necessário o reforço da vacinação”, pois “a vacina vale a pena. No entanto, “termos atingido os 87% de vacinação, não significou o fim da pandemia”, disse.

Será declarada a situação de calamidade a 1 de dezembro. A partir desse dia, entram em vigor as seguintes medidas:

  • Máscaras obrigatórias em espaços fechados ;
  • Certificado digital obrigatório no acesso a restaurantes, hotéis e alojamentos locais, eventos com lugares marcados e ginásios;
  • Teste negativo obrigatório em visitas a lares, visitas a doentes em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados, recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares;
  • Fronteiras: teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal, com sanções “fortemente agravadas para as companhias de aviação”, passando pela possibilidade de suspensão das licenças de voos. Empresas de segurança privada vão fazer “verificação sistemática, e já não aleatória,” de todas as entradas em Portugal.

A semana de 2 a 9 de janeiro será de “contenção de contactos”, após o período de Natal e Ano Novo em que é previsível um aumento das infeções pelo novo coronavírus.

“Iremos todos celebrar, o nosso Natal familiar, e esses momentos de encontro, são momentos de carinho, partilha, mas também de risco” referiu António Costa.

As aulas só recomeçam a 10 de janeiro, com esses dias a serem compensados nas férias de Carnaval (menos dois dias) e na Páscoa (menos três dias). De 2 a 9 de janeiro, bares e discotecas serão encerrados e o teletrabalho, sempre que possível, será obrigatório. ​

O primeiro-ministro alega que “a sociedade portuguesa deve aprender com a experiência do ano passado, e se há coisa que não queremos, é voltar a ter um janeiro de 2022 que se possa aproximar ao trágico janeiro de 2021”.

O país atravessa agora a quinta vaga, registando atualmente uma incidência de 228,9 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, isto é, perto do patamar de 240 casos por 100 mil habitantes a 14 dias definidos como críticos. Quanto ao índice de transmissibilidade (rt) situa-se em 1,20, de acordo com o último balanço da DGS.

Portugal é o país da Europa com a maior taxa de vacinação, e o sétimo país da União Europeia com o menor número de mortes e de novos casos diários de infeção por covid-19.

Pub

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado Para si

OFERTAS DE EMPREGO

Pub

Disponível no Google Play

Envolva-se com o Felgueiras Magazine

1111

Subscreva a nossa Newsletter​

Receba semanalmente no seu endereço de e-mail as últimas notícias de Felgueiras e da região.

2222

Partilhe as suas ideias, dicas ou opiniões…

Ajude-nos a fazer um trabalho cada vez melhor!

33

Colabore com o Felgueiras Magazine

Gosta de escrever, ou de fotografia ou de vídeo...

44

Anuncie no Felgueiras Magazine

Para além de promover a sua empresa, ajuda este projeto, feito por felgueirenses para Felgueiras!

felgueiras magazine Logo

pub

pub

O SEU NEGÓCIO MERECE UMA LOJA ONLINE!

Somos uma divisão do Felgueiras Magazine. Marketing Digital é o que fazemos: seja uma loja online, um site, um logo ou gestão de redes sociais.

Confie no Felgueiras Magazine e visite-nos em https://web.felgueirasmagazine.pt

Pub